A avenida NS-07 é o exemplo da falta de mobilidade na em Palmas. Até existem calçadas, mas bem no meio delas foram colocados postes e até o muro de um condomínio foi construído. Além disso, a calçada termina no meio do nada.
O muro acaba colocando em risco quem passa pelo local, como o Waldir Vitor do Carmo. Ele é ciclista e tem que sair da calçada por causa do obstáculo. “A gente precisa fazer essa pedalada pela parte da manhã ou à tarde, na hora do maior fluxo. Todas as vezes tem que descer na pista para fazer o contorno. Então, fica muito perigoso.”
Além destes obstáculos, toda vez que chove parte da calçada fica alagada, assim como a rotatória. O jovem Felipe Nogueira também acha a situação um absurdo. “Estes dias ia passando aqui e um carro veio dali contudo e ia me pegando aqui. A calçada aqui não está adiantando nada”, contou.
A falta de mobilidade nas calçadas de Palmas não para por aí. Na avenida Tocantins, por exemplo, tem mercadoria por todo lado. Além de usar o espaço físico da loja, parte da calçada também vira vitrine.
“Tem hora que fica difícil, você tem que dar a volta pela rua, tem que passar no meio dos carros”, disse o pedreiro Luis Carlos.
A construtora responsável pelo prédio que fica entre a NS-07 e a LO-09 informou que em 2013, quando iniciou obra, foi feito um requerimento para a prefeitura sobre a topografia do terreno e a resposta foi de que o empreendimento estava no local correto. A rotatória é que estaria no lugar errado.
A Secretaria de Infraestrutura foi procurada, mas ainda não respondeu.
Fonte: G1 Tocantins