O Presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Tocantins (COSEMS-TO), Rondinelly Souza, em nome da Diretoria, Conselho Fiscal e dos 139 municípios, propôs a criação de uma rede de captação de leite materno das cidades do interior para Palmas. A sugestão ocorreu nesta quarta-feira, 19, no auditório do Palácio Araguaia em Palmas, na abertura da Oficina de Implementação da Rede de Atenção Materna Infantil (RAMI).
“Trago um pedido levantado por um Diretor do COSEMS, para que possamos pensar juntos na construção da rede de captação de leite materno do interior para a Capital. Sabemos do desabastecimento, sabemos dos limites e nós, enquanto COSEMS, firmamos o compromisso de ajudar no que estiver ao nosso alcance para efetivar este projeto”, disse Rondinelly.
Além de levar esclarecimentos sobre a transição da Rede Cegonha para a RAMI, a oficina é direcionada a gestores e técnicos da área materno infantil dos municípios tocantinenses. A capacitação fomentará aos participantes a relevância do planejamento familiar, pré-natal, nascimento, puerpério e cuidado do recém-nascido e da criança para a saúde pública.
Também participaram do evento o Secretário de Estado da Saúde, Afonso Piva; A Diretora do Departamento de Saúde Materno Infantil do Ministério da Saúde Lana de Lourdes; o Presidente do Conselho Estadual de Saúde Mário Benício dos Santos; Chefe da SEINSF da Superintendência do MS, Ivaneizilia Ferreira; Secretário Municipal de Saúde de Palmas Thiago de Paula Marconi; a superintendente de Gestão e Acompanhamento estratégico da SES Luiza Regina; diversos Secretários e Secretárias Municipais de Saúde e técnicos das gestões.