Equipe Gazeta do Cerrado
A vacinação de idosos acima de 70 anos começou às 8 horas em algumas unidades de saúde de Palmas. Imagens feitas na manhã deste sábado mostram a maioria do grupo formando filas, aglomerações e aguardando o início da vacinação no postinho Deise de Fátima da Arse 13 (108 Sul). A rua lotada de carros e uma fila já quilométrica.
A Prefeitura de Palmas informou apenas na noite dessa sexta-feira que no local a imunização seria drive thru, mas a logística parece não funcionar.
Imagens também mostram a Guarda Metropolitana no local e idosos já sentados em cadeiras no sol quente esperando
Alguns chegaram às 4 horas para conseguir uma dose mais rápido. Segundo informações, os servidores estão dentro da unidade de saúde e não há orientação alguma.
O outro lado
Em nota, a Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria da Saúde (Semus), afirmou que a vacinação começou logo após a abertura do portão, às 8 horas deste sábado, 27, e em 1h30 já haviam sido vacinadas todas as pessoas que estavam na fila, e que a equipe chegou ao local por volta das 5h30.
Leia a nota na íntegra:
A Secretaria da Saúde (Semus) esclarece que a vacinação contra a Covid-19 na USF Deise de Fátima, na Arse 13 (108 Sul), teve início logo após a abertura do portão, às 8 horas deste sábado, 27, e em 1h30 já haviam sido vacinadas todas as pessoas que estavam na fila. Segundo relato dos usuários, o público começou a chegar antes das 4 horas da madrugada. A equipe de vacinação chegou à unidade às 5h30 para os ajustes finais.
A Semus reforça que hoje foi o primeiro dia de vacinação contra a Covid-19 em unidades de saúde e que há doses para atender 100% do público alvo. Por isso, pede a compreensão das pessoas, destacando que o horário da ação estende-se até às 17 horas.
Na terça-feira, 30, será realizada nova ação de vacinação no formato drive-thru no Espaço Cultural José Gomes Sobrinho e no Ginásio Ayrton Senna, também para idosos acima de 70 anos. Aqueles que não puderem participar das ações previamente anunciadas, podem realizar agendamento prévio em sua unidade de referência.
A Semus reitera que a ação deste sábado conta com o apoio da Guarda Metropolitana de Palmas (GMP) e dos agentes de Trânsito da Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana (Sesmu) nos 15 locais de vacinação.