“Vamos desburocratizar, dar segurança jurídica, excluir taxas, diminuir impostos e criar incentivos fiscais. Não se faz gestão sem apoio político e sem parceria com o setor privado. Vou atender mensalmente os empresários e instituições para ouvir o que têm a dizer. Queremos fazer de Palmas a capital do Matopiba. Para isso, precisamos de uma gestão com visão e vontade de mudar”, declarou a candidata a prefeita de Palmas, Janad Valcari (PL), durante sua participação na sabatina promovida pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Palmas (CDL) nesta quinta-feira, 5.

 

Durante o evento, Janad apresentou propostas para o desenvolvimento econômico, com destaque para a revitalização das áreas comerciais da cidade, como as quadras 103 Norte e 104 Sul. Ela propôs a instalação de iluminação, praças, quiosques e áreas de convivência nesses locais, com o objetivo de atrair mais consumidores e estimular o comércio na região. A candidata destacou a necessidade de ampliar as avenidas da região da Avenida Tocantins para trazer mais espaço, segurança e infraestrutura. “Vou colocar fiação subterrânea, bebedouros com água gelada, banheiros públicos e uma guarita para a guarda metropolitana. Quero cuidar dos nossos empresários, dos estacionamentos, das calçadas e das pessoas”, afirmou.

 

 

Diálogo como base de gestão foi um dos pontos centrais defendidos pela candidata. Janad reforçou que sua administração será pautada em ouvir e atender as demandas de todos os setores, evitando decisões unilaterais. “Antes de impor algo, nós vamos conversar com cada um, porque só sabe a dor quem passa”, destacou. Ela também reafirmou seu compromisso com o fortalecimento da Casa do Empreendedor, que além de auxiliar na abertura de novas empresas, deve oferecer ajuda para garantir sua manutenção e crescimento. “Mais difícil que abrir uma empresa é manter ela aberta, por isso precisamos facilitar o acesso a linhas de crédito por meio do Banco do Povo”, explicou.

 

Uma de suas principais propostas inovadoras é a escolha do secretário de Desenvolvimento Econômico por meio de uma lista tríplice formada pelos setores de indústria e comércio. “O nosso secretário será um empresário que já passou por nossas condições, indicado por vocês. E eu vou ser a melhor funcionária que já existiu nesta cidade”, prometeu Janad, destacando que o diálogo com o setor empresarial será fundamental para a escolha de um gestor que compreenda as reais necessidades do mercado.

 

No campo da educação, Janad apresentou um plano para ampliar a oferta de ensino integral e melhorar as condições de trabalho dos professores. Como professora, ela se comprometeu a cuidar da capacitação docente e a flexibilizar os horários das creches, ajustando o atendimento às demandas das mães trabalhadoras. “Qual mãe é liberada do trabalho às 11h ou às 17h? Vou ampliar os horários das creches até as 13h e até as 19h, com a ajuda de cuidadores nas escolas”, garantiu.

 

Na saúde, a candidata prometeu a construção de um hospital municipal, o reforço na estrutura de atendimento com mais uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e a criação de um sistema de agendamento sincronizado para retornos e exames. Ela enfatizou a importância de uma saúde primária eficiente, tanto para a população quanto para os empresários. “Queremos qualidade na saúde. Queremos nossos funcionários saudáveis, bem e com acesso a uma saúde de excelência”, concluiu.

 

 

Ao fim da sabatina, Janad reafirmou seu compromisso com o desenvolvimento e a valorização dos empresários de Palmas. “Eu sou empresária e sei das dificuldades que enfrentamos. Quero que quem é pequeno cresça, e quem é grande, fique maior ainda. Podem contar comigo”, finalizou a candidata, aplaudida pelos presentes. Ela também entregou o seu Plano de Governo, que está aberto à colaboração, ao presidente da CDL, Silvan Portilho. Assista aqui.

 

Crédito das fotos: Mariana di Pietro