O senador Eduardo Gomes destinou ao todo meio milhão para o Instituto Andes. O valor de R$ 223 mil, referente á segunda parcela , foi pago nesta segunda-feira, 3.
O valor ajuda no custeio do projeto de equoterapia em Gurupi que é referência. O senador já garantiu recursos para a compra de mobiliários e equipamentos para a equoterapia, além de atendimentos clínicos do Centro de Reabilitação em Gurupi.
O trabalho que o Instituto faz já é referência estadual e presta assistência social e emocional para várias famílias.
O projeto vai se expandir e o governador Wanderlei Barbosa já articula implantação na capital através da Polícia Militar, por meio do Regimento da Polícia Montada, uma iniciativa que já existe em diversos estados do país e que está sendo trazida ao Tocantins.
O projeto
A equoterapia é reconhecida pela Lei 13.830/10 como uma prática terapêutica e método de reabilitação, voltada para pessoas com deficiência. O tratamento envolve uma equipe multidisciplinar da área de educação e saúde, associada a atividades de equitação, para promover o desenvolvimento biopsicossocial. Atualmente, a ANDE, centro visitado pela comitiva do Tocantins, é a principal referência em equoterapia no país.