Maju Cotrim

O senador E líder no Congresso, Eduardo Gomes liberou R$ 10 milhões para o hospital do Amor. O recurso foi liberado nas últimas horas de 2021, conforme a Gazeta teve acesso.

Veja o empenho:

EMPENHO SAÚDE – BARRETOS

Gomes é apoiador do hospital há anos bem como da causa do combate ao câncer.

Prata agradece

Em entrevista exclusiva á Gazeta neste primeiro dia do ano, Henrique Prata agradeceu o senador a quem chamou de amigo do hospital do Amor. “Mais uma vez conseguiu fazer uma demonstração de amor, um valor muito significativo para que essa obra se concretize, sem dúvida nenhuma é só Deus no coração que ele tem para ter este resultado de eficiência nos valores”, disse.

Ele reafirmou que o valor tem papel importante para que a obra consiga ter andamento. “Nunca tive dúvidas que o senador é extremamente comprometido com esta causa do hospital do amor .

Ele voltou a dizer que Gomes é um dos maiores colaboradores do país.

Veja o áudio clicando abaixo:

IMG_1401

O diretor do Hospital de Amor, Dr. Henrique Prata, ja chegou a afirmar que o Senador é o político que mais financiou o hospital. Ele ainda agradeceu ao senador pelo empenho e auxílio ao Hospital de Amor.

“Eduardo Gomes é o político que mais financiou o Hospital de Amor”, disse em vídeo gravado recentemente.

O senador comprometeu-se a colaborar de forma permanente com a construção e o custeio das atividades médicas, desde o primeiro ano de mandato, com emendas individuais, no trabalho conjunto da bancada federal do Tocantins e na sensibilização do empresariado para essa causa humanitária tão meritória.

Conforme o próprio Henrique Prata disse à Gazeta, Gomes tem sido fundamental para ajuda na obra que vai beneficiar o Tocantins.

Referência no tratamento e prevenção de câncer no Brasil, atualmente a instituição conta com 10 unidades em funcionamento e outras em processo de abertura, nos estados de Amapá, Acre, Roraima e Tocantins.

“Se há uma causa que abraça a condição humana, é esta. E nós temos uma luta árdua, porque é sempre uma necessidade conseguir os recursos e as condições para atender aos milhares de brasileiros que aguardam por tratamento, atenção e carinho”, disse Gomes.

Em 2019, Gomes homenageou o trabalho do hospital em sessão do Senado.

Palmas

A construção do Hospital do Amor em Palmas está orçada em R$ 120 milhões e contempla três unidades: de diagnóstico, tratamento e de prevenção e pesquisa. O Hospital do Amor do Tocantins funcionará como uma filial do Hospital do Amor de Barretos-SP, reconhecido como um dos melhores centros especializados em tratamento de câncer no Brasil e na América do Sul. A construção dos três blocos em Palmas acontece simultaneamente.

De acordo com Henrique Prata, a unidade deve entrar em funcionamento este ano.

Atendimentos

Dados referentes ao ano de 2020 indicam que o Hospital de Amor de Barretos atendeu 1.631 pacientes tocantinenses, que geraram 18.027 atendimentos para 100 municípios do Estado.

Estrutura

A nova unidade em Palmas conta com uma área de 76.240 m². Ao concluir a obra, o prédio contará com 15 mil metros de área construída e vai abrigar uma equipe de 756 funcionários e 195 médicos.

História

Na década de 1960, o único centro especializado para tratamento de câncer situava-se na capital do estado de São Paulo. Os pacientes que apareciam com a doença no Hospital São Judas, de Barretos, eram em sua maioria usuários da rede pública de baixa renda, com alto índice de analfabetismo. Por isso, tinham dificuldades de buscar tratamento na capital. 

Em 27 de novembro de 1967, foi criada a Fundação Pio XII, que passou a atender pacientes com câncer. O pequeno hospital contava com apenas quatro médicos, que trabalhavam em tempo integral. Devido à grande demanda, o médico Paulo Prata propôs a construção de um novo hospital que pudesse responder às crescentes necessidades da população. No ano de 1989, Henrique Prata, filho de Paulo Prata, abraçou a ideia do pai e, com a ajuda de fazendeiros da cidade e da região, finalizou mais uma parte do projeto: o pavilhão Antenor Duarte Villela, onde hoje funciona uma parte dos ambulatórios do novo hospital, inaugurado em 1991. 

O projeto vem tomando grandes proporções com a ajuda da comunidade, de artistas, da iniciativa privada e com a participação governamental. Outras áreas do hospital estão sendo construídas para atender, gratuitamente, aos pacientes com câncer. De acordo com o Ministério da Saúde, o Hospital de Amor tem 231 leitos para atender pacientes da rede pública de saúde. A instituição filantrópica conta com tecnologia de ponta, o que permite o uso de técnicas minimamente invasivas, a exemplo da execução de procedimentos cirúrgicos por vídeos, por meio do robô Da Vinci.