A candidata Kátia Abreu afirmou nesta quinta-feira (24) que, quando eleita governadora, todas as empresas de ciência e tecnologia que se instalarem no Tocantins terão imposto estadual zero. A senadora disputa o governo do estado pela coligação Reconstruindo o Tocantins e participou de uma conversa com empresários à convite da Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (FIETO).
Kátia Abreu destacou o potencial de o Tocantins se tornar um pólo de desenvolvimento e conhecimento. “Vamos nos transformar no estado da inovação e da tecnologia”.
Preocupação constante da classe empresarial, a reforma tributária e fiscal, disse Kátia Abreu, será prioridade no seu governo, Destacou que fará uma gestão será transparente e manterá diálogo constante com os empresários, a fim de atrair e dar segurança jurídica à iniciativa privada. “Teremos um estado parceiro, e não incompetente e politiqueiro”, disse a candidata.
“A questão tributária está afastando o emprego, o empreendedor, diminuindo a expectativa dos empresários locais e tirando o otimismo e as perspectivas dos nacionais e internacionais”, disse durante o evento.
Energia
A candidata afirmou que, por meio de lei, corrigirá a cobrança dupla do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) na conta de energia, atualmente incidente sobre as tarifas de transmissão e de distribuição. “O tributo e a base de cálculo são injustos com o Tocantins. Se corrigirmos o problema da bitributação, reduziremos a conta final do consumidor em até 5%”, disse.