Maju Cotrim
O Tocantins tem 217.733 mil vacinas contra Covid já recebidas e ainda sem aplicar. Enquanto isso tanta gente se manifesta pelas redes diariamente querendo que chegue logo sua vez de tomar o imunizante. O índice de vacinação nos municípios oscila nestes quase cinco meses do início da imunização. Ritmo lento principalmente em alguns municípios menores. O próprio Ministério Público tem entrado em campo cobrando agilidade de várias cidades na vacinação.
O Tocantins recebeu até agora 681.250 mil doses de vacinas, distribuiu 643.041 mil e aplicou somente 463.517 (sendo 325.652 mil da 1ª dose e apenas 137.865 mil da segunda dose). Até o momento 20,48% dos tocantinenses receberam a primeira dose.
No Estado as mulheres se vacinaram mais que os homens: 54,69%.
A nível nacional a coisa também não está boa: Apenas Cinco estados estão com índices menores que o TO. Somos 22º lugar no país . As gestões não podem minimizar o vírus: Seja por falas ou por falta de estratégia para aplicação das vacinas.
A fala “sincericida” do prefeito Aquiles da Areia ontem em Araguatins mostra dentre várias análises uma que dá medo: a naturalização dos riscos ainda tão fortes do vírus. “O quem morrer, morreu” do prefeito se refere á responsabilidade de cada um de cuidar de sua própria vida e não promover aglomerações porém mostra ainda que gestor nenhum pode e deve lavar as mãos de fazer seu papel de tomar as medidas necessárias de acordo com o cenário epidemiológico. Inclusive o tal “lockdown caramba nenhuma” que o gestor disse na sua fala.
A Araguatins do prefeito, por exemplo, recebeu 12574 mil doses de vacinas e aplicou 7464, ou seja, 59,36% apenas. Na capital do Bico, 5.110 vacinas ainda estariam sem ser aplicadas, segundo os dados oficiais do Íntegra Saúde.
Palmas, por sua vez, recebeu 101.155 mil doses e aplicou 85.149, 84%. Na capital enquanto 66020 mil tomaram a primeira dose apenas 19129 mil foram imunizados com a segunda.
Dentre as maiores cidades os índices de aplicação das vacinas recebidas foram: Araguaína: 67.58%, Gurupi: 78.75%, Porto: 81.60% e Paraíso: 64.79%. O Tocantins tem município que só conseguiu aplicar a primeira dose da vacina em 9% da população, por exemplo, o menor índice dentre todos os 139.
Outras campanhas de vacinação ao longo dos últimos anos antes da pandemia atingem de 93 a 95% das metas mas contra a Covid o índice não avança tanto mesmo com tanta Morte causada pelo vírus. Falta logística? Orientação? Estratégia local em algumas cidades? A população não está comparecendo? É preciso que cada município de acordo com seu cenário coloque a mão na consciência e veja qual será a reação para tirar dos estoques as vacinas que ainda existem.
Alguns municípios deveriam fazer uma força tarefa urgente ou um dia D para um alerta geral aos públicos que já podem se vacinar.
O Tocantins urge é claro por mais vacinas para a população porque a luta só termina quando toda a população estiver vacinada. Mas tão importante e urgente como a ampliação urgente da quantidade é a estratégia para que as doses sejam aplicadas e ajude a salvar vidas.
O governador Mauro Carlesse fez um apelo para que os gestores que ainda não buscaram as doses no Lacen que façam isso o mais rápido possível. A vacinação só é efetiva quando todos os entes fazem sua parte e inclusive a população buscando o imunizante. É uma cadeia: o governo federal entrega, o Estado distribui, os municípios aplicam… e quem estiver com dificuldade deve haver uma rede mútua de suporte e apoio.
A população começou a se mobilizar nas redes pedindo articulação para mais vacinas para o Tocantins…. nosso Estado conforme a Gazeta informou com exclusividade já confirmou quatro casos da variante P1. É preciso sim de mais doses urgentes , de avançar nos públicos mas que o fluxo aconteça!
Mais que nunca a vacina é a gota de esperança após tantas perdas! Que o Tocantins foque em avançar na vacinação para que vençamos enfim esta batalha contra o vírus. Vacina Já!
Veja a quantidade de doses aplicadas por público prioritário no Tocantins:
Veja quantas doses cada município aplicou:
http://integra.saude.to.gov.br/covid19/Vacinometro