Maju Cotrim
Na Assembleia Legislativa nesta terça-feira,20, o deputado estadual Júnior Geo apresentou um requerimento solicitando informações sobre o credenciamento de hospitais no Plansaúde. O pedido é em caráter de urgência.
Ele já disse que vai atrás do número de assinaturas necessárias para tentar abrir uma CPI sobre o Plansaúde. O pedido foi protocolado na Casa pelo Sindicato dos Servidores Públicos.
Ele precisa de Oito assinaturas para conseguir emplacar o pedido.
A movimentação vem após um áudio ter sido vazado nas redes sociais citando nomes de várias pessoas e empresários sobre suposto pagamento de propina e que não teve nenhuma denúncia formalizada ainda.
Entre os deputados, maioria prefere não falar abertamente sobre o assunto e nenhum manifestou interesse até o momento em assinar. O governo tem ampla maioria na Casa.
Por Volta das 17 horas o deputado formalizou o pedido e está à espera das assinaturas.
Na ocasião, o parlamentar entregou o documento aos demais deputados que estavam presentes para que eles tomem ciência sobre a solicitação. Para que a CPI possa ser solicitada, Geo precisa recolher oito assinaturas. “Acredito que diante do cenário atual, o mais prudente é instaurar uma Comissão Parlamentar de Inquérito para que sejam apurados os fatos diante das denúncias. Não podemos ficar omissos a esta situação”, destacou.
A proposta do deputado surgiu após alguns acontecimentos repercutidos pela mídia, um deles foi a divulgação de um suposto diálogo, em que o médico Luciano de Castro Teixeira cita nomes de várias pessoas e empresários sobre a possível cobrança de propina de clínicas conveniadas ao PlanSaúde.
Outros fatores como a operação Marca Passo, deflagrada pela Polícia Federal no final de 2017, que apurou irregularidades ocorridas na Secretaria de Saúde, dentre elas, fraude em licitações envolvendo a empresa que administrava o PlanSaúde; e o descredenciamento do Hospital Oswaldo Cruz, que expôs a público a dificuldade em conseguir prosseguir com o atendimento ao plano motivaram a solicitação do deputado.