Equipe Gazeta do Cerrado
Alunos da Escola Estadual Nossa Senhora de Fátima, da cidade de Natividade, a cerca de 200 km de Palmas, conseguiram alcançar a nota de 8,8 na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), competição nacional que acontece simultaneamente em várias escolas do país.
Segundo as informações, a unidade escolar foi a única do Tocantins que participou da competição na última sexta-feira, 17, e a iniciativa partiu da jovem estudante do nono ano, Samara Coelho da Silva, de 14 anos. O estudante Breno Nonato Almeida Nunes também participou da olimpíada.
Durante a competição, os estudantes precisaram resolver 10 questões, sendo sete de astronomia e outras três de astronáutica.
Com apoio da professora Kelliane Mendonça e outros três colegas, a equipe teve a oportunidade de colocar em prática o que aprendem em sala de aula. “É algo fora da realidade, mas que temos talentos longe dos grandes centros urbanos. É um estímulo para esses adolescentes do interior”, disse a educadora.
Como requisito, além de teoria, os estudantes precisam realizar uma prova prática e algumas delas são, observar constelações, construir e lançar um foguete de garrafa pet, entre outras atividades.
Com os gabaritos divulgados esta semana, Samara e Breno estão agora, oficialmente na disputa por uma das 50 mil medalhas de ouro, prata e bronze, disponibilizadas pela OBA nesta edição e que serão entregues em meados de outubro e novembro.
OBA
A OBA possui uma única fase e consiste na realização de uma única prova, com dez questões, realizada simultaneamente em todas as escolas participantes, no horário mais conveniente para a Escola e na própria Escola. Em hipótese alguma a Escola pode fazer a prova em dia diferente deste.
________________________________________________________________________