Brener Nunes – Gazeta do Cerrado
A suspeita de casos de dengue hemorrágica no município de Natividade, sul do Estado, assusta moradores desta pequena cidade histórica do Tocantins. A Gazeta entrou em contato com a Secretaria de Saúde de Natividade para desvendar o mistério. Segundo a diretora de Saúde, Lila, foram apenas duas suspeitas dengue hemorrágica na cidade. “Foram apenas duas suspeitas e uma já foi descartada”, contou.
A enfermeira Anísia Alves, que acompanhou os casos, contou à Gazeta que Doraci Pereira, a primeira a apresentar os sintomas da doença ainda em meados de março. “Ela foi notificada, orientada e logo foi transferida para Porto Nacional para fazer o diagnóstico”.
Anisia explica que os pacientes com suspeita de dengue são notificados e orientados. “Primeiro, o médico pede hemograma e sorologia e pede para que o paciente tome soro para hidratação. Se não houver melhora, ele é encaminhado para Porto Nacional para fazer o exame e ter o diagnóstico, após isso, o paciente é encaminhado à Palmas para o tratamento”, explicou.
Doraci, é funcionária do Hospital de Pequeno Porte de Natividade, e já trabalha normalmente há mais de 15 dias, informou a direção do hospital.
O segundo caso suspeito de dengue hemorrágica ainda segue sob investigação. O paciente identificado apenas como Abdiel, foi transferido para Porto Nacional para realizar os exames de diagnóstico.