Foto- Gazeta do Cerrado
Maju Cotrim
Neste sábado,2, uma equipe da Gazeta do Cerrado conheceu a sede do Espaço Suça Tia Benvinda em Natividade. O local foi construído com muita luta, suor e recursos da Lei Aldir Blanc.
O Espaço fica no quintal da professora da rede estadual e criadora do grupo, Veronica Tavares. Natividade tem nos últimos anos sido destaque pela atuação deste grupo que é formado por crianças e adolescentes, passando para saberes tradicionais da dança para as novas gerações.
No novo espaço que Verônica mostra orgulhosa a mão de obra de construção foi do próprio marido dela, Jesser que é também professor de artesanato das crianças. Agora eles tem onde guardar os instrumentos fabricados ali e nesta época de chuva também ensaiam por lá.
São 30 crianças e já estão fazendo seleção para novos integrantes. O projeto ajuda na inserção Cultural de crianças e jovens e deveria ser replicado em todo país . A iniciativa da professora e seu marido é voluntária. Os alunos aprendem também o repasse de saberes com mestres da Suça.
O ensaio geralmente é nas ruínas onde eles também se apresentam também para turistas que chegam a fazer a imersão na dança. As oficinas de artesanato são todo o sábado.
“Esse espaço fortaleceu nosso projeto porque não tínhamos um espaço organizado, trabalhávamos no improviso”, contou a professora Verônica.
“A Lei Aldir Blanc nos proporcionou isso”, pontuou,
As crianças não escondem a felicidade com o que fazem, nos receberam com muito batuque e dança e contam que esperam ansiosas pelos dias dos ensaios.
Conheça mais detalhes sobre o projeto