Coronavírus (JUAN GAERTNER/SCIENCE PHOTO LIBRARY/Getty Images)
Dois estudos britânicos publicados nesta semana apontam que o nível de anticorpos cai rapidamente após a infecção por Covid-19, a doença causada pelo novo coronavírus (Sars-CoV-2).
Uma das pesquisas, feita pelo King’s College de Londres com 96 pessoas, já havia sido divulgada de forma preliminar em julho e foi publicada na segunda-feira (26), depois de ser revisada por outros cientistas, em uma revista do grupo “Nature”, um dos mais importantes do mundo.
O segundo estudo, ainda não publicado e divulgado nesta terça (27) em uma versão prévia, é do Imperial College de Londres, e envolveu 365 mil pessoas.
Segundo os pesquisadores, os resultados podem sugerir que uma dose de reforço seja necessáriaem eventuais vacinas contra a Covid-19.
Segundo os cientistas, os resultados sugerem a possibilidade de diminuição da imunidade da população contra o novo coronavírus ao longo do tempo – o que aumentaria a possibilidade de reinfecção.
Casos de reinfecção pelo novo coronavírus já foram confirmados ao redor do mundo, de forma pontual. No estudo do Imperial College, os pesquisadores lembram que, para haver prova definitiva da reinfecção, é necessário haver um sequenciamento genético do vírus, o que “raramente é possível na prática”, afirmam.
Vários estudos já apontavam que os anticorpos desenvolvidos contra o Sars-CoV-2 desapareciam depois de um tempo – e isso já era esperado, de certa forma, pelos cientistas, porque também ocorre em outras doenças (como os resfriados).
O que a ciência ainda tenta determinar é quanto tempo a imunidade contra a Covid-19 dura – e outros fatores além dos anticorpos podem influenciar nisso, como a ação das células T, que também fazem parte do sistema de defesa do corpo. Essas células têm, entre outras funções, desenvolver respostas imunes de longo prazo contra doenças.
É por isso que as vacinas em testes contra a Covid-19 têm buscado estimular as duas respostas do sistema de defesa: a geração de anticorpos que neutralizem o novo coronavírus e a do sistema imune celular, que envolve as células T.
Fonte: G1
0 comentários
Editora Chefe: Maju Cotrim - @MajuCotrim
[email protected]
Diretor Geral (CEO): Marco Aurélio Jacob - @MarcoJacobBrasil
[email protected]
Presidente do Conselho Deliberativo: Stênio Jacob
Sub Editor: Lucas Eurílio
Jornalista: Maju Jacob
Estagiária: Luciane Santana
Colaborador: Fagner Santana
Assistente de Produção: Maitê Sales
TI: Tiago Bega
Contabilidade: Júnior Goes
Juridico: Jacqueline Paiva
Para sugestões, correções, críticas ou entrar em contato:
Redação: (63) 984-631-319
[email protected]
Para anúncios ou parcerias comerciais
Comercial (63) 984-571-004
[email protected]
Institucional (63) 981-159-796 (Marco Aurélio)
[email protected]