Maju Cotrim
O primeiro debate entre os candidatos de Palmas acontece nesta sexta-feira, 16, na TV Jovem Record Tocantins. Participam Eduardo Siqueira Campos (Podemos), Júnior Geo (PSDB) e Lúcia Viana (PSOL). O mediador é Raul Dias da Record SP.
No terceiro bloco os temas foram livres novamente. Quem começou foi Júnior Geo que escolheu perguntar para Eduardo Siqueira sobre educação. O candidato do PSDB perguntou sobre o que ele fará para valorizar os servidores da educação.
Eduardo disse que fará plano de saúde e defendeu concurso além de eleições diretas para diretores: “Vivem sob a ameaça da demissão, fica faltando para esta gestão dar segurança e valorização para os 4,9 mil servidores nas escolas que vivem a mercê de ameaças”, disse.
Geo na réplica disse que sua vice é concursada há 19 anos e que defende os concursos. “Na minha gestão vamos promover ampliação de Cmeis”, disse.
“Lamento que as propostas sejam futuras sendo que no presente o candidato está no partido da prefeita”, retrucou Eduardo.
Eduardo e Lúcia
Eduardo falou em exclusão orçamentária na área de infraestrutura e disse que o transporte está um caos. “Temos muito abandono na região sul”.
A candidata Lúcia também fez críticas sobre a igualdade de investimento na cidade e regiões perifericas.
Eduardo Siqueira criticou ainda a falta de programas sociais e vários equipamentos fechados. “Construímos uma infraestrutura para esta cidade que se encontra fechada”, disse.
Segurança
A candidata Lúcia Viana perguntou sobre quais suas propostas para a segurança. Ele disse que é preciso investir na área. “Temos diversos projetos sócios desenvolvidos e o poder político na minha gestão serão contemplados para serem mantidos com ajuda do poder público”, disse.
“Não podemos responsabilizar o município pelos crimes letais que aconteceram na região sul de Palmas, a responsabilidade maior foi do Estado”, chegou a dizer Geo.
“Fico feliz em receber apoio da gestão, sou continuidade do que está dando certo e vou fazer a correção no que precisar ser feito nos investimentos”, disse o candidato do PSDB,
Polêmica sobre o IFTO
“Escutei nossa excelente mencionar aqui que criou o IFTO porque não sei onde ocorreu essa participação direta”, questionou a Eduardo sobre o IFTO.
“Se é uma coisa que não podemos fazer é apagar a história”, disse Eduardo que falou que escolheu a área e fez a construção. “Passe na placa e dê uma olhada na placa, anos de luta para conseguir o convênio, essa dúvida o senhor não terá mais”, disse.