A onda de fortes chuvas que atinge o Tocantins neste início de ano segue afetando moradores de cidades que ficam próximos a rios no Bico do Papagaio. As enchentes causam danos físicos, materiais e psicológicos à população, pois muitos tem que deixar suas e acabam perdendo seus bens. Atualmente, há 1.916 desabrigados e desalojados no Tocantins, segundo o boletim da Defesa Civil deste sábado, 15.

Em entrevista ao Portal Voz do Bico, o prefeito de São Sebastião, Adriano Rodrigues, afirmou que a cidade foi uma das mais impactado da região, ressaltando que o município já tem um histórico com enchentes. “Hoje temos aproximadamente 300 famílias desabrigadas, a grande maioria agricultores com lavouras perdidas e animais”, garantindo que o município tem dado todo o suporte necessário e também contado com apoio do governo do estado minimizando dores e sofrimentos da população. Por fim ele classifica a situação como “calamidade”.

Chuvas

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), há alerta amarelo para o norte do Tocantins neste fim de semana.

Podem haver chuvas entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h). Baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.