Vitória Soares – Gazeta do Cerrado
Neste sábado, 11, é comemorado o dia do advogado e a Equipe da Gazeta do Cerrado entrevistou o presidente da OAB,seccional Tocantins, Walter Ohofugi, que falou a respeito dos desafios da sua categoria e dos principais avanços da mesma no Estado. Hoje são sete mil advogados atuando no Estado e a OAB deve inaugurar três subseções no Tocantins.
Segundo Ohofugi, a grande demanda da advogacia é lutar pelas suas prerrogativas e defender a cidadania. O presidente acredita que os principais desafios da sua categoria trata-se da falta de respeito entre as entidades.”O Brasil tá vivendo um momento de muita falta de respeito entre as entidades, você vê juiz criticando ministro, desembargador criticando juiz, e vice versa, o STF tem dado um mal exemplo muito grande com essas criticas”, disse.
“O que a gente precisa nesse momento é estar muito fortalecido para defender nossas prerrogativas, a entidade tem que estar muito unida e fortalecida pra isso”, afirmou ainda.
Sobre a atuação da OAB no Tocantins, ele acredita que o órgão está muito preparado para atuar no Estado, porque foi restruturada financeiramente e estruturalmente. “A OAB hoje evoluiu muito e está no papel protagonista muito claro”, disse.
Novas eleições
A respeito das próximas eleições na OAB, que acontecerão em novembro desse ano, Ohofugi afirma que não pretende concorrer: “O nosso grupo tinha um compromisso de campanha de eu não ser conduzido novamente, nós acreditamos na oxigenação das entidades”, completou.
Grupos de advogados já se articulam para disputar as eleições. Os advogados Gedeon Pitaluga Jr, já é pré-candidato à Presidência assim como Janay Garcia que é o nome para vice.