A deputada estadual Claudia Lelis (PV) está na região do Jalapão onde participou no último final de semana da festa da colheita do capim dourado e do lançamento oficial do selo comemorativo de 35 anos do estado do Tocantins. Claudia está acompanhando o governador Wanderlei Barboza (Republicanos) da primeira-dama Karynni Sotero, secretários de Governo. Claudia também participou da inauguração do posto de saúde da comunidade Mumbuca Laurentina Ribeiro Matos, construída com recursos da Prefeitura de Mateiros.  A festa da colheita é tradicional nesta época do ano e foi organizada pela Associação dos Artesãos do Povoado Mumbuca.

“ A festa da colheita é um momento único e cheio de significados para toda a população local, pois o capim-dourado representa a maior fonte de riqueza do povoado , além de trazer a cultura e a preservação ambiental tão fortes. Esse momento é muito simbólico e fico muito feliz em poder participar, pois tenho uma bandeira forte em prol da preservação do nosso capim- dourado, e temos que todos os anos mostrar que essa fonte de riqueza precisa ser preservada, ” declarou Lelis.

Autora que regulamenta a comercialização do capim

Claudia Lelis é autora da Lei 3.594 que regulamenta a comercialização do capim-dourado in natura para fora do Tocantins. A Lei estabelece regras rígidas, além de diretrizes e instrumentos, bem como as responsabilidades aplicáveis aos extrativistas e aos envolvidos na cadeia produtiva do artesanato e ao Poder Público. A Lei tem a finalidade de incentivar a produção sustentável e o manejo consciente, necessário para a renovação das espécies em áreas de cultivo públicas ou privadas, além das áreas de conservação, tendo em vista a preservação dos correspondentes recursos genéticos.

 

Selo

O selo conta com marcas compostas por traços que remetem à identidade do Governo, com as cores amarela, azul e branca da bandeira do Estado, também presentes no nome da música que será o lema da campanha dos 35 anos de criação do Tocantins.