Foto: Thiago Sá/Ageto

Com o retorno das atividades parlamentares na Aleto (Assembleia Legislativa do Tocantins), o deputado estadual Marcus Marcelo (PL) deu início aos trabalhos solicitando a pavimentação de um trecho da TO-226, que liga Palmeirante à cidade de Nova Olinda. São cerca de 55 km que impactam diariamente a vida de cerca de 400 pessoas, entre moradores, estudantes e produtores rurais.

O deputado apresentou o requerimento para o Governo do Estado com cópia para a Ageto (Agência de Transportes, Obras e Infraestrutura), na sessão legislativa da última terça-feira, 6.

“Recentemente, estive em Palmeirante e os produtores me procuraram para falar que está muito difícil a situação da TO-226, dificultando o escoamento de toda a produção. Lá é uma região em que a agropecuária é muito forte, então eu apresento esse requerimento pedindo a atenção para a pavimentação da via”, solicitou o deputado.

“Nesse trecho, uma média de 300 veículos passam por lá diariamente, ali também é uma rota do transporte escolar. Procurei o deputado por observar o quanto ele tem feito um trabalho corajoso, com muita disponibilidade, importante para os municípios do Tocantins e realmente fazendo as coisas acontecerem”, afirmou o prefeito de Palmeirante, Raimundo Brandão.

Desvio na rota
Para evitar o trecho sem asfalto e chegar na cidade de Palmeirante, de acordo com o gestor do município, os condutores precisam fazer um desvio, o que aumenta em mais de uma hora para quem precisa transitar pela via.

“Atualmente, quem quer ter acesso à nossa cidade com menos transtornos precisa ir para Colinas e trafegar pela TO-335, o que aumenta em 60 km o percurso”, explicou o prefeito de Palmeirante.

Fortalecimento das atividades agrícolas
Marcus Marcelo ainda articulou uma reunião na quarta-feira, 7, com o presidente da Ageto, Márcio Pinheiro; o prefeito de Palmeirante, Raimundinho Brandão; o vereador Antônio Neto e produtores rurais daquela mesma região.

“Acreditamos que o resultado do requerimento e também da reunião foram muito positivos, pois o presidente fez o compromisso de agir imediatamente no local”, conclui o deputado Marcus Marcelo.

Compromisso de ação
Inicialmente, os produtores rurais solicitaram a recuperação da via e posteriormente a pavimentação. “Somos um grupo de Santa Catarina que chegou na região em 2003, viemos com o objetivo de produzir grãos, mas estamos com dificuldade desde então pela falta de infraestrutura, a via está precária!  Nós já tivemos problemas do caminhão ficar três dias parado na estrada para poder entrar na fazenda”, relatou o agricultor e pecuarista José Ângelo Bringhentte.

Após o requerimento e a reunião, ficou previsto o compromisso do Governo do Estado para melhorar a trafegabilidade do trecho. “Até que possamos ter recursos para a pavimentação, vamos tirar todo ponto crítico da via com o cascalhamento e daremos a ordem de serviço na construção de três pontes”, afirmou o presidente da Ageto, Márcio Pinheiro.