O Sistema Nacional de Emprego (Sine) Tocantins tem um estoque de 3.200 carteiras de trabalho aguardando serem retiradas pelos solicitantes. Algumas foram emitidas em 2001.

De acordo com a gerente do Sine de Palmas, Cleudiana de Mesquita, geralmente os trabalhadores solicitam a carteira com a intenção de concorrer a uma vaga específica e quando a contratação não se efetiva como o esperado, eles desitem de buscar o documento. “Além disso, existem casos de mudança de cidade, falecimento, dentre outros motivos”, exemplifica a gerente.

Somente no primeiro trimestre de 2019,  o Sine emitiu um total de  5.101 carteiras e durante todo o ano de 2018 foram 19.338 exemplares. O documento é imprescindível nas contratações em empregos formais e também garante o acesso a alguns dos principais direitos trabalhistas como seguro-desemprego, benefícios previdenciários e Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).

O prazo mínimo para a entrega da carteira de trabalho é de cinco dias. Quando o solicitante não retorna para buscá-la, o documento fica arquivado. Para a retirada do mesmo é necessária a apresentação do protocolo, mas se o trabalhador não o tiver pode apresentar a carteira de identidade.

Como solicitar a Carteira de Trabalho

O trabalhador interessado em ter o documento pode procurar o Sine localizado na Quadra 104 Sul, próximo ao Camelódromo de Palmas, portando os documentos pessoais originais (RG e CPF), uma foto 3X4 e comprovantes de endereço. Os trabalhadores que necessitarem da 2ª via devem apresentar boletim de ocorrência que registre a perda ou roubo do documento.

fonte: Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social

Acompanhe as redes da Gazeta do Cerrado24 horas por dia:
Twitter - Gazeta do CerradoTwitter: (@Gazetadocerrado): https://twitter.com/Gazetadocerrado?s=09
YouTube - Gazeta do CerradoYouTube vídeo reportagens e transmissões 🔴 AO VIVO🔴: https://www.youtube.com/c/GazetadoCerrado-TVG
Aproveite e siga agora mesmo cada uma de nossas redes, pois cada uma delas possui características próprias e são complementares. Estamos sempre a disposição.
Para denúncias ou coberturas: (63) 983-631-319
Anunciar na Gazeta ou em suas redes sociais (63) 981-159-796