Lucas Eurilio – Gazeta do Cerrado
Matéria atualizada em 25/02/2020
Um tiroteio em Araguaína, região norte do Tocantins, nesta segunda-feira, 24, acabou em prisão de dois supostos policiais penais. Segundo as informações da Polícia Militar, pelo menos três pessoas ficaram feridas e os suspeitos foram presos momentos após o crime.
A PM disse que entre as vítimas estão uma criança de 11 anos, um adolescente de 17 anos e um jovem de 19 anos.
De acordo segundo informações, testemunhas relataram que uma quarta vítima teria sido espancada pelos supostos policiais. Disseram ainda que o crime aconteceu na região da Feirinha.
Dois dos baleados foram atendidos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Já a terceira vítima, foi socorrida por pessoas que passavam pelo local.
A quarta vítima teria sido encaminhada para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) com várias lesões pelo corpo.
Ainda segundo os relatos, os policiais penais chegaram num carro já atirando contra os baleados que não tiveram como se defender. Os tiros atingiram os pés, costas e perna das vítimas.
Não há informações sobre o estado de saúde dos baleados.
A prisão
Os supostos policiais penais estavam em um estabelecimento comercial quando foram presos. Durante as buscas, a PM recebeu informações de que eles estariam no local indicado que fica no Entrocamento.
Ao chegar no local, durante as buscas, duas armas de fogo foram encontradas na cintura dos suspeitos. Eles seriam lotados em Araguaína e Palmas. Uma mulher acompanhava os suspeitos, mas ela não teria participado da ação e relatou o que aconteceu para a PM.
Uma das armas encontradas com os suspeitos seria de uso pessoal e a pertence à Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP-TO), conforme a PM. Após os procedimentos, ambos foram levados para uma Delegacia de Polícia e autuados por tentativa de homicídio.
Seciju
A Gazeta do Cerrado entrou em contato com a Secretaria de Cidadania e Justiça do Tocantins (Seciju).
Em nota o órgão infomou por meio de sua Superintendência de Administração dos Sistemas Penitenciário e Prisional, que tem ciência da ocorrência envolvendo os agentes de execução penal em Araguaína-TO.
Disse ainda que todos os fatos serão averiguados em um Processo Administrativo Disciplinar (PAD) que irá apurar a eventual responsabilidade dos servidores.
Detalhes da ocorrência
Acionados via Sistema Integrado de Operações-SIOP, acerca de alguns indivíduos baleados na Feirinha fomos até o local citado, e foi constatado a veracidade das informações. Segundo relato de terceiros, alguns indivíduos em uma GM/Celta de cor prata, placa AVD 2055, chegaram ao local e efetuaram vários disparos de arma de fogo, onde três pessoas do sexo masculino foram alvejadas, sendo um no pé, outro na perna e outro nas costas.
Diante do ocorrido a perícia foi acionada ao local, e várias cápsulas de cartucho calibre 40 foram localizadas e recolhidas no local, equipes do SAMU e Bombeiros, socorreram as vítimas para unidades médicas locais. Logo em seguida chegou informações via 190, que um GM Celta de cor prata, placa AVD 2055 estava na conveniência Saideira, onde dois de seus ocupantes, sendo um moreno de camiseta de cor rosa, gola polo e short verde e outro de camiseta preta estavam armados.
Equipes da PM, incluindo Força Tática e Tático Motos, foram até o local e constataram a informação. Durante abordagem, foi localizada com um dos suspeitos uma pistola Taurus, modelo 24/7, calibre 40, sem munição, que pertence à Secretaria de Segurança Pública do Tocantins. Já com o outro abordado foi localizada uma pistola Taurus modelo 838, com 17 munições do mesmo calibre. Na companhia deles estava uma mulher, que acabou relatando para os militares o fato ocorrido na Feirinha, onde o primeiro indivíduo abordado havia descido do veículo e efetuado vários disparos. Diante das evidências, os três foram conduzidos e apresentados na Delegacia de Plantão, juntamente com as armas citadas, munições e veículos. Os homens foram autuados por tentativa de homicídio.
Vítimas: homem de 19 anos, adolescente de 17 anos e criança de 11 anos.
Autores: homem de 29 anos e homem de 34 anos.