Relatório foi divulgado neste sábado, 13

Equipe Gazeta do Cerrado

O relatório mais atual da Secretaria Estadual de Saúde (SES-TO) mostra alguns indicadores da Covid-19 no Tocantins. Os indicadores são até o dia 11 de junho.

A taxa de incidência da Covid é definida como o número de casos novos de uma doença dividida pela população exposta delimitada em um espaço geográfico.

Neste relatório foi utilizado coeficiente de incidência para 100 mil habitantes.

Até a data de 11/06, a taxa de incidência no Tocantins é de 421,6 casos por 100 mil habitantes, tomando como referência os 6.744 casos confirmados, que representa o estado com a menor incidência dentre todos da região norte.

Incidência por região do Estado

Para uma análise regionalizada da incidência de COVID-19, visando maior amplitude, optou-se por um recorte especial do Estado em três macro regiões: norte, centro e sul.

Observa-se uma concentração maior de casos na macrorregião norte, que compreende as regiões de saúde Cerrado Tocantins Araguaia, Médio Norte Araguaia e Bico do Papagaio, com 5.029 casos registrados e incidência de 754 casos por 100mil hab.

Leia também – Tocantins tem taxa de incidência do Covid maior que a do Brasil; 73% dos casos estão em Araguaína e no Bico

A macrorregião central, que compreende as regiões de saúde Capim Dourado e Cantão, registra 1.267 casos, com incidência de 255 casos por 100mil hab.

Já a macrorregião sul, regiões de saúde Ilha do Bananal, Sudeste e Amor Perfeito, é a que tem menor número de casos registrados com 448 e incidência de 114 casos por 100mil hab.

Confira abaixo as taxas de incidência

 

Óbitos

O Tocantins é o estado da região norte com o menor número de óbitos por COVID-19 até o momento, somando 128, (até o dia 11) distribuídos em 36 municípios de residência, o que corresponde a 26% dos municípios tocantinenses. 67% dos óbitos registrados foram do sexo masculino com predominância da faixa etária acima dos 60 anos ou mais (67%).

Observa-se que dentre os óbitos ocorridos, a concentração maior deu-se na região Médio Norte Araguaia (36%).

A taxa atual de letalidade por COVID-19 no Estado é de 1,89%. Além disso, ocorreram 15 óbitos de não residentes no Tocantins, que foram registrados para os estados de origem.

Os 128 óbitos ocorridos até 11 de junho demonstram que o Tocantins registra a menor taxa de mortalidade por 100 mil habitantes dentre os demais estados da região norte, conforme dados do Ministério da Saúde, o gráfico 6 traz o comparativo de taxas entre o Estado, a região norte e o Brasil.

O Estado tem 130 mortos já pela doença nos dados atuais.

Veja as cidades com óbitos

#SóNaGazeta
#NotóciasDoTocantins
#Coronavírus