Maju Cotrim

O governador do Tocantins, Mauro Carlesse está no Democratas há alguns meses porém nos bastidores há muitas conversas e cotações em torno de uma possível saída dele para o PP. O Progresistas e comandado pelo aliado, o ex-deputado Lázaro Botelho e foi a primeira sigla a convidar Carlesse.

A Gazeta ouviu aliados do governador que dizem que não há nada confirmado no então admitem que essa decisão não estaria descartada. Carlesse, é claro, do ponto de vista político não precisa ter pressa pois não será candidato no próximo ano, no entanto, vários aliados dos municípios aguardam para saber se ele ficará no Democratas ou não para se filiar. O próprio deputado Cleiton Cardoso disse a Gazeta que aguarda para saber se Carlesse vai ficar ou sair para que ele vá para a mesma legenda do governador.

Carlesse já tinha conversado e sido convidado pelo próprio presidente nacional do PP, Ciro Nogueira. No Democratas, o governador não assumiu o comando da legenda mas isso o aproximou das lideranças nacionais do partido.

A professora Dorinha continua no comando da legenda e segundo a Nacional do partido irá continuar. Ela e o deputado federal Carlos Gaguim, que também é da legenda, não estão bem politicamente já que Gaguim deu declarações fortes contra o comando do partido e estaria num processo de disputa de espaço.

A filiação de Carlesse foi prestigiada por líderes nacionais já que o Democratas é um partido estratégico atualmente no governo federal além de ter os presidentes do Senado, Davi Alcolumbre e da Câmara, Rodrigo Maia.

Carlesse não teria se manifestado ainda sobre a possibilidade de mudança de partido neste momento porém como já existe o convite do PP e a proximidade isto não está descartado.

Em meio a todo esse processo, a deputada Dorinha segue nas amplas articulações sendo procurada por vários líderes de Municípios que estão indo para a legenda para o pleito de 2020.

A Gazeta continua acompanhando os bastidores.