Banimento do Tigrinho da Lototins é comemorado por Ayres: “Coragem e responsabilidade”

Atendendo ao apelo do deputado federal Ricardo Ayres (Republicanos-TO), o governador Wanderlei Barbosa anunciou nesta terçaa-feira (1º) a proibição dos jogos online de aposta operados pela Lototins, incluindo o popular “jogo do tigrinho”, em todo o território tocantinense.

A decisão foi tomada poucos dias após Ayres encaminhar ofícios ao governador e também ao secretário de Parcerias e Investimentos, Thomas Jefferson, alertando para o grave risco social causado pela disseminação desses jogos e solicitando providências urgentes para conter o avanço da plataforma.

No documento, o parlamentar destacou que os jogos de aposta vinham atingindo principalmente as famílias mais vulneráveis do estado.

“Famílias de baixa renda, que lutam diariamente para garantir o básico, estavam sendo levadas a gastar o pouco que têm com promessas ilusórias de ganhos rápidos”, destacou Ayres. “A sensação de que ‘poderão ganhar a sorte grande’ alimenta o vício, levando ao sofrimento emocional, endividamento e até à pressão familiar”.

Ao anunciar a proibição, o governador Wanderlei Barbosa foi enfático. “Não permitimos que jogos viciantes, como é o caso do Tigrinho, aconteçam no nosso território. Isso causa dependência, a redução do orçamento familiar e já levou pessoas à morte, inclusive no nosso Estado”. Essa é a preocupação do nosso governo, e queremos tirar esse tipo de atividade de circulação”, completou.

A medida foi celebrada por Ricardo Ayres, que usou as redes sociais para reforçar o acerto da decisão. “Parabenizo o governador pela decisão corajosa e sensível de banir os jogos online de aposta, como o popular ‘tigrinho’, da Lototins. Essa medida demonstra compromisso com as famílias tocantinenses, especialmente com as mais vulneráveis, que vinham sendo prejudicadas por um sistema que estimula o vício e o endividamento”, disse.

Além da atuação no Tocantins, Ayres também tem se destacado na Câmara dos Deputados com iniciativas voltadas ao combate desse tipo de exploração. Ele é autor de uma proposta que proíbe a publicidade de jogos de aposta online por influenciadores digitais e personalidades públicas, como forma de proteger o público da glamorização desses conteúdos.

O deputado também está na reta final da coleta de assinaturas para a instalação de uma CPI das Bets, que tem como objetivo investigar o esquema de aliciamento de influenciadores digitais e a lavagem de dinheiro por meio de casas de apostas. Faltam apenas nove assinaturas para que o pedido seja protocolado oficialmente.

Brener Nunes

Repórter

Jornalista formado pela Universidade Federal do Tocantins

Jornalista formado pela Universidade Federal do Tocantins

Maju Cotrim
Trocando em Miúdos

Coluna escrita por Maju Cotrim escritora e consultora de comunicação. CEO Editora-Chefe da Gazeta do Cerrado. Jornalismo de causa, social, político e anti-fake!

Coluna escrita por Maju Cotrim escritora e consultora de comunicação. CEO Editora-Chefe da Gazeta do Cerrado. Jornalismo de causa, social, político e anti-fake!