
Maria José Cotrim – Gazeta do Cerrado
As sete coligações que pediram registro no TRE nesta segunda-feira, 23, se dedicam agora já na montagem de agenda dos candidatos pelo Estado e ainda na continha básica do tempo de Tv e rádio de cada campanha. O veredito final será do TRE que publicará esta semana os tempos sendo um total de 9 minutos de propaganda eleitoral.
Alguns candidatos já fecharam as agências de campanha como Carlos Amastha do PSB, por exemplo, que já está com contrato fechado com a maior agência do Tocantins, a Public. Os demais candidatos ainda definem o comando da comunicação da campanha porém já atuam com equipes formadas para a área.
Além dos partidos que de fato foram registrados nas coligações, existe o caso dos que não estão oficialmente em nenhum palanque como o MDB de Marcelo Miranda, o PSDB comandado pelo senador Ataídes Oliveira e ainda o PV de Cláudia Lelis. Eles não entram na conta dos tempos já que o tempo é calculado pelo número de deputados federais á nível nacional porém está em curso uma análise por parte das coligações interessadas para ver se as campanhas que contam com o apoio destes partidos poderiam usar o tempo correspondente a suas bancadas, por exemplo. No entanto as legendas não estendem o tempo sem estarem participando das eleições.
No caso do MDB a bancada inteira apoia Vicentinho Alves do PR e o PSDB está com os mandatários na coligação de Carlesse. A propaganda eleitoral gratuita começa dia 17 de maio. MDB e PSDB são o fiel da balança nesta questão. Se o tempo do PSDB, correspondente á bancada, por exemplo, fosse para Carlesse ele saltaria de 1minuto e 16 segundos para pouco mais de dois minutos.Já Vicentinho sem o tempo do MDB fica com menos de um minuto.
Há ainda o caso do PT que está na chapa de Amastha porém se prospepar a tentativa de intervenção por parte da nacional e a questão for judicializada, é preciso ver se o tempo da legenda ficará para Amastha ou para Kátia. Atualmente, com chapa registrada formalizando a aliança dos dois partidos, o tempo é de Amastha.
Com pouquíssimo tempo, o candidato Marlon Reis do Rede já avisou que vai “usar e abusar” das redes e esta será a estratégia também dos outros candidatos: explorar as redes sociais com vídeos, ao vivos e posts sobre a campanha e propostas dos candidatos. Vamos ás expectativas de tempos por partidos, segundo apurou nossa equipe.
Veja estimativa de tempos por partido ainda sem o fechamento oficial:
Tempo de Amastha
PSB: 27,8 segundos
PCdoB: 6,5 segundos
PTB: 19,6 segundos
Podemos: 3,2 segundos
PT: 53,2 segundos
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Tempo de Kátia Abreu – PDT
PDT: 14,7 segundos
PSD: 29,4 segundos
PSDC: 1,6 segundos
PEN: 1,6 segundos
PSC: 10,6 segundos
Avante: 0,8 segundos
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Mauro Carlesse – PHS
PHS: 4,0 segundos
Democratas: 14,1 segundos
PP: 31,1 segundos
PRB: 17,1 segundos
PPS: 7,0 segundos
Totalizando cerca de: 1:16 min
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Vicentinho Alves – PR
PR: 27,8 segundos
Solidariedade: 11,4 segundos
Pros: 6,5 segundos
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Marlon Reis (Rede) – 4 segundos
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Mário Lúcio Avelar (PSOL) – 4 segundos
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Marcos da Cerâmica (PRTB) – 0,8
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Tempo solo de demais partidos que não estão participando das eleições:
PSDB: 44,2 segundos
PMB: 15,5 segundos
PTdoB: 0,8 segundos
MDB: 52, 3 segundos