(Divulgação)
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Maria José Cotrim – Gazeta do Cerrado

As sete coligações que pediram registro no TRE nesta segunda-feira, 23, se dedicam agora já na montagem de agenda dos candidatos pelo Estado e ainda na continha básica do tempo de Tv e rádio de cada campanha. O veredito final será do TRE que publicará esta semana os tempos sendo um total de 9 minutos de propaganda eleitoral.

Alguns candidatos já fecharam as agências de campanha como Carlos Amastha do PSB, por exemplo, que já está com contrato fechado com a maior agência do Tocantins, a Public. Os demais candidatos ainda definem o comando da comunicação da campanha porém já atuam com equipes formadas para a área.

Além dos partidos que de fato foram registrados nas coligações, existe o caso dos que não estão oficialmente em nenhum palanque como o MDB de Marcelo Miranda, o PSDB comandado pelo senador Ataídes Oliveira e ainda o PV de Cláudia Lelis. Eles não entram na conta dos tempos já que o tempo é calculado pelo número de deputados federais á nível nacional porém está em curso uma análise por parte das coligações interessadas para ver se as campanhas que contam com o apoio destes partidos poderiam usar o tempo correspondente a suas bancadas, por exemplo. No entanto as legendas não estendem o tempo sem estarem participando das eleições.

No caso do MDB a bancada inteira apoia Vicentinho Alves do PR e o PSDB está com os mandatários na coligação de Carlesse.  A propaganda eleitoral gratuita começa dia 17 de maio. MDB e PSDB são o fiel da balança nesta questão. Se o tempo do PSDB, correspondente á bancada, por exemplo, fosse para Carlesse ele saltaria de 1minuto e 16 segundos para pouco mais de dois minutos.Já Vicentinho sem o tempo do MDB fica com  menos de um minuto.

Há ainda o caso do PT que está na chapa de Amastha porém se  prospepar a tentativa de intervenção por parte da nacional e a questão for judicializada, é preciso ver se o tempo da legenda ficará para Amastha ou para Kátia. Atualmente, com chapa registrada formalizando a aliança dos dois partidos, o tempo é de Amastha.

Com pouquíssimo tempo, o candidato Marlon Reis do Rede já avisou que vai “usar e abusar” das redes e esta será a estratégia também dos outros candidatos: explorar as redes sociais com vídeos, ao vivos e posts sobre a campanha e propostas dos candidatos. Vamos ás expectativas de tempos por partidos, segundo apurou nossa equipe.

Veja estimativa de tempos por partido ainda sem o fechamento oficial:

Tempo de Amastha

PSB: 27,8 segundos

PCdoB: 6,5 segundos

PTB: 19,6 segundos

Podemos: 3,2 segundos

PT: 53,2 segundos

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Tempo de Kátia Abreu – PDT

PDT: 14,7 segundos

PSD: 29,4 segundos

PSDC: 1,6 segundos

PEN: 1,6 segundos

PSC: 10,6 segundos

Avante: 0,8 segundos

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Mauro Carlesse – PHS

PHS: 4,0 segundos

Democratas: 14,1 segundos

PP: 31,1 segundos

PRB: 17,1 segundos

PPS: 7,0 segundos

Totalizando cerca de: 1:16 min

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Vicentinho Alves – PR

PR: 27,8 segundos

Solidariedade: 11,4 segundos

Pros: 6,5 segundos

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Marlon Reis (Rede) – 4 segundos

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Mário Lúcio Avelar (PSOL) – 4 segundos

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Marcos da Cerâmica (PRTB) – 0,8

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Tempo solo de demais partidos que não estão participando das eleições:

PSDB: 44,2 segundos

PMB: 15,5 segundos

PTdoB: 0,8 segundos

MDB: 52, 3 segundos