Screenshot
Screenshot

Maju Cotrim- Jornalista, cidadã tocantinense com orgulho e Editora Chefe da Gazeta 

Nos últimos dias a política tocantinense vive momentos de tensão com vários acontecimentos, falas, posicionamentos e reviravoltas. E tudo isso só se intensifica em meio a “inflamações” feitas nas redes sociais. 

Desde falas oficiais até movimentos de bastidores os acontecimentos revelam um novo momento na política com 2026 se aproximando e na ansiedade por resoluções. 

Aproximações e rompimentos, insatisfações e muita atenção a todos os movimentos políticos. Os pré candidatos a governo e ao Senado se mobilizam nas suas bases e com seus grupos cada um com suas estratégias.

Na entrevista exclusiva que o governador Wanderlei (atendendo nosso pedido em meio a uma agenda em Taguatinga onde falei ainda com dezenas de prefeitos prefeitos presentes) concedeu á Gazeta do Cerrado veio muitas revelações feitas pelo gestor estadual sobre a relação com sua base e o rompimento com a deputada Janad Valcari que reagiu se declarando oficialmente oposição. Fizemos ali nosso trabalho jornalístico que é feito com base em entrevistas e coberturas há 10 anos no Tocantins. No mesmo dia entrevistamos também vários outros agentes políticos como a senadora Dorinha, os deputados Vicentinho Júnior e Gaguim, Amélio Cayres e outros como é nosso papel. Diariamente trazemos entrevistas de vários políticos e isso vai continuar porque é nossa linha! Estamos lá nos eventos políticos mostrando os discursos e posições….

Depois veio o episódio dos áudios vazados que muitos tentaram explorar de várias formas. Teve divulgação de pesquisa nacional do Paraná Pesquisas e a estreia da deputada Janad na tribuna como oposição e deixando claro que daqui pra frente pretende engrossar o tom e fazer denúncias, como ela mesmo disse. A política entra num novo modo. 

Os fatos, as declarações e as posições são pautadas diariamente na Gazeta pelo nosso viés jornalístico. O clima de revanche e até “de guerra política” em meio a um rio de especulações e narrativas contra uns e outros não vai mudar nossa linha de trabalho! Aqui continuaremos servindo notícia todos os dias! Continuaremos ouvindo todos os lados e mesmo os que optarem por não se manifestar serão procurados para tal como fazemos desde o primeiro dia.

As declarações e posturas políticas são de responsabilidade de cada um dos políticos e nós jornalistas não podemos ser julgados nem culpados por estarmos fazendo nosso trabalho de reportar.  

A política tocantinense está em ebulição em todos os sentidos com muitas relações sendo revistas entre supostos aliados ou adversários. Esse movimento é político e não envolve o nosso jornalismo! Aqui na Gazeta continuaremos firmes ouvindo todos os lados e fazendo nosso trabalho profissional tendo respeito a todos que ocupam cargos políticos independente de quais grupos sejam e esperando o mesmo respeito de todos!  Por trás do nosso jornalismo existe no comando uma editora que há 20 anos cobre política no Tocantins, que cobre in loco eventos e movimentações, que checa as informações o tempo todo e que não abre mão da coerência! Que sabe pautar também os pontos positivos e ações que beneficiam a população e que segue na linha do respeito! Os políticos precisam aprender a lidar com isso e a respeitar esse tipo de trabalho! Pautar assuntos “delicados”, críticas e tudo mais é também papel do jornalismo! Cabe aos políticos deixarem claras suas posições e atitudes….

Nosso trabalho continuará na trincheira jornalística e todos os dias seguimos na luta para sermos respeitados pela história que construímos e pela consolidação do nosso trabalho que veio pela população do nosso Estado. O Tocantins vive uma “hiper politização” onde os políticos estão diariamente no centro da pauta mas tentamos buscar outros assuntos de cunho social, dos municípios e pautar as demandas gerais do povo tocantinense também além só de “entreveros políticos”. Há todo um Estado também para ser pautado…. Desde os vereadores lá da base, muitos com projetos bacanas é importante localmente, até todos os personagens políticos e movimentos: nosso jornalismo é democrático.

Nosso jornalismo não tem rótulos políticos e não terá porque é feito com base nos fatos e no que acontece! O trabalho que fazemos muitas vezes nas madrugadas pelas estradas, nas coberturas de eventos políticos e mostrando as manifestações culturais e sociais tem como propósito: a comunicação social. 

No campo político seguimos o equilíbrio, a busca pelas posições de cada um, por conteúdos e entrevistas especiais e por um trabalho sem sensacionalismos e com responsabilidade! E assim seguiremos firmes com a confiança dos tocantinenses.  Nossas relações jornalísticas nos permitem uma ampla checagem dos fatos e a busca por conseguir conteúdos exclusivos mostrando as posições e opiniões dos políticos! 

Que todos os políticos tocantinenses foquem mais no trabalho pelo povo e pelas demandas dos municípios do que em travar guerras e supostas narrativas tóxicas! A antecipação política exagerada no cenário por parte de alguns não vai mudar nosso trabalho! Que os projetos de governo e proporcionais sejam construídos com base nas experiências e legados que todos levantaram ao longo de suas histórias políticas! Que a política seja sim a arte do bem comum acima de tudo e não se resuma a episódios lamentáveis. 

O Tocantins depende da política mas é maior que ela porque tem um povo forte, protagonista e que precisa do melhor de todos os políticos daí em 2026 este mesmo povo soberano decidirá quais merecem e devem ocupar os cargos!

Seguiremos na linha do respeito, de ouvir todos os lados, da coerência e equilíbrio e pedimos que nosso trabalho seja respeitado não só pelos números de audiência mas principalmente pela seriedade! Não podem querer misturar questões de cunho político com o trabalho jornalístico, apenas pautamos… quem cria os fatos são os personagens políticos e cada um deve responder e ser analisado por isso! Torcemos pela maturidade política e esta editora chefe continuará de pé, na luta por um jornalismo profissional saudável e sem aceitar ser parada ou intimidada por nenhum processo político! 

Desejo a todos os políticos tocantinenses inteligência e maturidade para construírem seus projetos e que acima de brigas, rompimentos, tanto disse que me disse, torcidas negativas e tudo mais esteja o povo do Tocantins!

Obrigada povo tocantinense que apoia e acredita no nosso trabalho! Por vocês seguiremos sempre!