ENTREVISTA GAZETA: Josi comemora 44 obras, destaca parcerias e afirma: “o Tocantins merece uma mulher com a competência e experiência de Dorinha”

A prefeita de Gurupi, Josi Nunes, concedeu entrevista exclusiva à Gazeta do Cerrado durante uma extensa agenda de vistorias nesta semana. Em meio a um roteiro que contemplou 28 das 44 obras atualmente em execução no município, a gestora destacou o volume de investimentos, a força das parcerias políticas e fez defesa enfática do nome da senadora Professora Dorinha para as eleições de 2026.

“Essa parceria é fundamental para o desenvolvimento de Gurupi e de todas as cidades. Em Brasília, é lá nos gabinetes, onde os prefeitos estão constantemente, que buscamos recursos. Os municípios não têm como fazer grandes investimentos só com receita própria. As emendas são fundamentais”, afirmou Josi.

A prefeita citou o apoio direto do deputado federal Carlos Gaguim, do senador Eduardo Gomes e também de parlamentares como Felipe Martins e Irajá. Segundo ela, esses aliados têm contribuído de forma decisiva para transformar Gurupi em um canteiro de obras.

Josi Nunes detalhou parte das ações em curso:

  • pavimentação asfáltica e recapeamento;
  • drenagem profunda;
  • ampliação da iluminação pública;
  • construção de escolas e unidades básicas de saúde;
  • além de importantes programas nas áreas de saúde e educação.

“Temos um grande programa de próteses dentárias, realizamos o ‘Vem Ver Gurupi’ com cirurgias de pterígio e catarata, e na educação temos investido muito em capacitação. Temos muito o que comemorar”, destacou.

Para a prefeita, o tour pelas obras é uma forma de prestar contas, agradecer e mostrar resultados. “É um momento de celebração e gratidão ao povo de Gurupi, à minha equipe e aos parceiros que acreditam no desenvolvimento da cidade.”

Crise no Estado

Ao ser questionada sobre o cenário político estadual e a atuação do governo interino, Josi afirmou que ainda é cedo para uma avaliação completa, mas demonstrou preocupação com a instabilidade que afeta o Tocantins.

“É triste tudo que está acontecendo no Estado. Isso cria instabilidade política, administrativa e financeira. Há descontinuidade em vários processos de desenvolvimento. Eu espero que tudo seja resolvido o mais rápido possível”, frisou.

A prefeita avaliou que o momento exige serenidade e foco na retomada da normalidade institucional: “O Tocantins precisa de segurança e estabilidade para seguir avançando.”

Sobre 2026

Questionada sobre o apoio político para as eleições de 2026, Josi confirmou sua posição ao lado do grupo formado por Dorinha e Eduardo Gomes. E foi além:

“Essa é a nossa chapa. Assim como Gurupi teve sua primeira prefeita mulher e está transformada, o Tocantins merece uma mulher com a competência e a experiência da senadora Dorinha. Não é por ser mulher, é pela capacidade de gestão, pela seriedade, pela trajetória que ela tem. O Tocantins merece essa transformação”, enfatizou.

Josi encerrou afirmando que acredita que Dorinha reúne todas as condições para conduzir o Estado e imprimir um novo ritmo de desenvolvimento: “Ela conhece os desafios, tem resultados comprovados e sabe onde buscar recursos. O Tocantins está pronto para essa mudança.”

Brener Nunes

Repórter

Jornalista formado pela Universidade Federal do Tocantins

Jornalista formado pela Universidade Federal do Tocantins