
As ações dos bombeiros relacionadas ao rompimento da barragem de uma represa particular em Ponte Alta do Bom Jesus, no sudeste do estado, foram encerradas neste domingo (21), após o controle da situação. Equipes da prefeitura seguirão fazendo o monitoramento da área, principalmente quanto à apuração dos danos ambientais.
A barragem rompeu parcialmente na sexta-feira (19). A estrutura estava associada à Central Geradora Hidrelétrica (CGH) Surreal, que é uma propriedade particular. O incidente resultou na elevação do volume de água do rio Ribeirão Bonito, que passa pela zona rural da região das Serras Gerais.
De acordo com o último boletim divulgado pelos bombeiros, neste domingo, as equipes foram deslocadas para o local do acidente e fizeram o mapeamento das áreas atingidas. No levantamento das famílias ribeirinhas atingidas, foi constatado que seis casas sofreram impactos com a elevação do rio.
A empresa ZX Energia, responsável pela represa, informou que tem equipes atuando no local para avaliação da área afetada e o registro das necessidades da população. “Como medida preventiva, a empresa contratou um caminhão-pipa para reforço no abastecimento, além de distribuir água mineral aos moradores da região.
A Defesa Civil informou que a principal demanda dos moradores da região tem sido o fornecimento de água potável, já que a água rio pode ter sido contaminada. Amostras foram colhidas para analisar a situação da água utilizada pela população.
O secretário municipal de Meio Ambiente, Turismo e Cultura, Natalício Torres da Silva, explicou que a prefeitura vai continuar dando apoio aos ribeirinhos e monitorando a situação.
“A prefeitura continua monitorando, com relação a feridos, desabrigados, vítimas de morte, não teve nada disso. Por enquanto, a gente ainda continua abastecendo os ribeirinhos por caminhão-pipa, porque a água ainda se encontra muito suja, devido à região ainda estar chovendo. Está estável, sem problema grave. Só mesmo esse ambiental, que foi devastador”, explicou o secretário.
Rompimento a barragem
No momento do rompimento da barragem, a CGH estava em fase final de construção e ainda não havia iniciado suas operações. O incidente resultou na elevação do volume de água do Rio Ribeirão Bonito, que passa pela zona rural da região das Serras Gerais.
Não há registro de pessoas feridas. No entanto, a elevação do nível da água no Rio Ribeirão Bonito exigiu a retirada preventiva de moradores ribeirinhos, pequenos produtores rurais, turistas e visitantes. O prefeito de Ponte Alta do Bom Jesus, José Luciano Azevedo (Republicanos), informou que a primeira preocupação foi desocupar todos esses locais, levando as pessoas para partes mais altas da região, e que a ação incluiu também a remoção de animais.
O impacto ambiental foi classificado como “devastador” por autoridades. Plantios de pequenos produtores rurais na beira do rio foram alagados.
Íntegra da nota dos bombeiros
O Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins (CBMTO), por meio da 6ª Companhia Independente de Bombeiros Militar (6ª CIBM), concluiu, neste domingo, 21 , as ações de Defesa Civil relacionadas ao rompimento da barragem no Rio Ribeirão Bonito, no município de Ponte Alta do Bom Jesus. A corporação atuou na região desde as primeiras horas do incidente, que ocorreu na última sexta-feira, 19.
As atividades desenvolvidas incluíram o mapeamento das áreas atingidas, o levantamento de residências e moradores ribeirinhos, a verificação de possíveis danos e a identificação das demandas apresentadas pela população local, com o devido registro e encaminhamento às instâncias competentes.
No sábado, 20, foram iniciadas coletas de água no Rio Ribeirão Bonito por técnicos da empresa responsável pela barragem. As mesmas foram destinadas à análise de qualidade para consumo humano. Diante disso, a população ribeirinha diretamente afetada foi estimada em cerca de 15 pessoas, permanecendo a situação sob acompanhamento das instâncias responsáveis.
Após a conclusão das ações sob responsabilidade do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins, não há necessidade de permanência da Corporação na região atingida. O CBMTO permanece à disposição para eventual necessidade de nova atuação, caso haja alteração no cenário ou demanda por parte das autoridades competentes.
Íntegra da nota da empresa Grupo ZX Energia
O Grupo ZX Energia informa que, por volta das 8h desta sexta-feira, 19 de dezembro, foi registrado um acidente sem vítimas durante a fase de obra civil da Central Geradora Hidrelétrica (CGH), localizada no município de Ponte Alta do Bom Jesus (TO).
O acidente envolveu o rompimento parcial de estrutura do vertedouro em implantação. A área encontra-se sob monitoramento técnico contínuo. Desde o primeiro momento, equipes técnicas da ZX Energia atuam no local para avaliação da área afetada e registro das necessidades da população. Como medida preventiva, a empresa contratou um caminhão-pipa para reforço no abastecimento, além de distribuir água mineral aos moradores da região.
A ZX Energia está colaborando integralmente com as autoridades competentes para o acompanhamento do caso e a apuração técnica das causas do acidente. Novas informações serão divulgadas oportunamente, com total transparência e responsabilidade.