Governador Laurez e presidente da Aleto declaram apoio público ao Plano de Carreiras da Unitins

​No dia 02 de dezembro de 2025, o campus da Universidade Estadual do Tocantins em Augustinópolis-TO recebeu a visita do governador do estado do Tocantins, Laurez Moreira, do presidente da Assembleia Legislativa do estado, deputado Amélio Cayres, e de diversas outras lideranças políticas estaduais, como deputados, prefeitos e secretários – além do próprio reitor da Unitins, professor Augusto Rezende. A ocasião, voltada para a assinatura da autorização financeira para a construção do novo campus da universidade em Augustinópolis, se tornou um momento valioso para todos os profissionais do ensino superior público estadual, com as principais autoridades políticas presentes declarando apoio à aprovação do novo Plano de Cargos, Carreiras e Remunerações (PCCR) da Unitins.

​A Associação de Professores da Unitins José Iran (APJI), junto de comissões de professores universitários de algumas cidades do Tocantins, realizou, na ocasião, um ato em prol do PCCR da educação superior estadual – o que foi bem recebido pelas autoridades, que não só manifestaram apoio à pauta em seus discursos como também gravaram vídeos de defesa da pauta junto aos docentes.  Além das falas favoráveis do governador do estado do Tocantins,  Laurez Moreira (que recebeu uma carta dos docentes da APJI solicitando reunião), e do presidente da Assembleia Legislativa do estado, deputado Amélio Cayres (que também gravou um vídeo de apoio), o deputado federal Ricardo Ayres se uniu aos docentes presentes registrando, em vídeo, sua adesão à luta pela aprovação do PCCR da Unitins. 

​Até então, os deputados estaduais Dr. Danilo Alencar, Eduardo Mantoan, Jair Farias, Léo Barbosa, professor Júnior Geo e Wiston Gomes (entre outros) eram os que haviam assumido compromisso com essa importante pauta da política estadual. 

​Para Diego Grossi, professor da Unitins campus Araguatins e vice-presidente da APJI presente no ato, “a recepção positiva das autoridades diante da luta e da mobilização dos profissionais da educação superior fornece a todos os docentes e técnicos da Unitins a esperança de que a pauta do PCCR da educação superior, hoje na SEPLAN, seja destravada e que, até o início de 2026, seja enviada para aprovação na Assembleia Legislativa tal qual recentemente ocorreu com o PCCR da educação básica”. 

​Anteriormente, professores da Unitins realizaram panfletagens em diversos campus espalhados pelo estado. A defasagem do PCCR dos profissionais da Unitins é de uma década e isso vem significando uma perda enorme no poder de compra da categoria, que aponta a urgência da aprovação do seu PCCR depois de anos tramitando nas esferas governamentais. É importante destacar que após ser finalmente destravado no ano passado, voltou a ficar congelado, na Secretaria de Planejamento (SEPLAN), em outubro deste ano com as turbulências políticas ocorridas no Tocantins. Os educadores temiam que a recente troca de governo pudesse impactar negativamente esse processo. Por isso as manifestações das autoridades estaduais no evento em Augustinópolis foram recebidas com tanto entusiasmo.

​Um Plano de Carreiras é um mecanismo de valorização do serviço público que garante qualidade no atendimento à população. Este instrumento, presente por lei em diversas carreiras do serviço público municipal, estadual e federal nas três esferas de governo, garante que cada profissional seja valorizado de acordo com sua formação e experiência, sendo uma ferramenta fundamental para estimular a constante qualificação e melhora do funcionalismo público, atrair os profissionais mais destacados e garantir a permanência dos melhores quadros nas instituições. Atualmente, a educação do Tocantins, que vivenciou melhoras significativas nos últimos anos, possui esse déficit perante grande parte do Brasil. Na opinião dos profissionais da educação a questão é, portanto, urgente, pois o estado do Tocantins vem ocupando a vanguarda do crescimento nacional e esse processo só será sustentável com a valorização da educação básica e superior, onde a Unitins tem papel central.