
O senador e vice presidente do Senado, Eduardo Gomes foi apontado mais uma vez dentre os Cabeças do Congresso. Além dele, do Tocantins, a senadora Professora Dorinha também está na lista. Somente os dois do Tocantins figuram na lista. Nenhum dos oito federais tocantinenses entrou na lista.
Dorinha é coordenadora da bancada federal e da bancada feminina e se destaca pelo trabalho parlamentar em várias áreas importantes. Ela está pela 6ª vez na lista.
Gomes, é o primeiro tocantinense a chegar à vice-presidência do Senado com apoio inclusive de parlamentares governistas que o elogiam por sua atuação e bom trânsito na Casa. Até o presidente Lula em visita ao Tocantins fez questão de lembrar sua atuação e agradecer pela votação em projetos importantes do governo.
Os “Cabeças” do Congresso Nacional são, na definição do DIAP, aqueles parlamentares que conseguem se diferenciar dos demais pelo exercício de todas ou algumas das qualidades e habilidades aqui descritas. Entre os atributos que caracterizam protagonismo no processo legislativo1, destacam-se, na visão do DIAP, a capacidade de conduzir debates, negociações, votações, articulações e formulações, seja pelo saber, senso de oportunidade, eficiência na leitura da realidade, que é dinâmica, e, principalmente, facilidade para conceber ideias, constituir posições, elaborar propostas e projetá-las para o centro do debate, liderando a repercussão e tomada de decisão.
Enfim, é o parlamentar que, isoladamente, ou em conjunto com outras forças, é capaz de criar papel e contexto para desempenhá-lo.
A pesquisa inclui apenas os parlamentares que estavam no efetivo exercício do mandato no período de avaliação, que considera o desempenho parlamentar desde a posse, com prazo de avaliação até o mês de junho de 2025.
Confira a lista completa abaixo.
Coluna escrita por Maju Cotrim escritora e consultora de comunicação. CEO Editora-Chefe da Gazeta do Cerrado. Jornalismo de causa, social, político e anti-fake!
Coluna escrita por Maju Cotrim escritora e consultora de comunicação. CEO Editora-Chefe da Gazeta do Cerrado. Jornalismo de causa, social, político e anti-fake!