Instituto Circulus promove inclusão e acessibilidade.
Instituto Circulus promove inclusão e acessibilidade.

O Instituto Circulus de Economia Criativa completa seu primeiro ano de atividades e marca a data com uma programação especial voltada à inclusão e acessibilidade. A celebração acontece com um jantar comemorativo e uma oficina de autodescrição ministrada pela especialista em acessibilidade cultural Mônica Costa.


Um ano de impacto e criatividade

Desde sua fundação, o Circulus tem se destacado na realização de projetos que unem cultura, cidadania, sustentabilidade e inovação social, como a Oficina Cinema dos Povos, o projeto Meu Primeiro Filme, a Ação Recicla Taquaruçu e consultorias para projetos indígenas aprovados em editais culturais.

Agora, no marco de um ano, a instituição reafirma seu compromisso com a democratização do acesso à cultura, trazendo a pauta da acessibilidade para o centro da sua agenda.


Jantar de celebração e inclusão

O jantar comemorativo será não apenas um momento de confraternização, mas também um espaço para debater novos caminhos para o Circulus e engajar parceiros e apoiadores na construção de um futuro mais inclusivo, diverso e criativo.


Oficina de Autodescrição com Mônica Costa

A programação contará ainda com a oficina ministrada por Mônica Costa, referência em acessibilidade cultural, que abordará práticas de autodescrição – recurso essencial para ampliar a participação de pessoas cegas e com baixa visão em atividades culturais.

Segundo a especialista, a autodescrição “é uma ferramenta que promove não apenas a acessibilidade, mas também a sensibilização social e o reconhecimento da diversidade de públicos”.


Compromisso para o futuro

Com esse marco, o Instituto Circulus reforça que sua missão é abraçar a diversidade em todas as suas dimensões, valorizando culturas tradicionais, promovendo sustentabilidade e garantindo que ninguém fique de fora do acesso à arte e à cultura.

@institutocirculus

#Inclusão #Acessibilidade #Autodescrição #CulturaParaTodos #Circulus1Ano #EconomiaCriativa

Foto Marco Jacob 2023
Marco Jacob

Diretor Geral, COO, CFO e Colunista.

Marco Aurélio Jacob cursou Comunicação Social - Publicidade e Propaganda (UP - Curitiba), especializado em Comunicação e Semiótica pela PUC-PR e Cultura e Antropologia pela UFT. Produtor Cultural, atuou como professor universitário e tem publicações no Brasil e no exterior. Atua nas áreas de Web, Cinema, Rádio e Televisão.

Marco Aurélio Jacob cursou Comunicação Social - Publicidade e Propaganda (UP - Curitiba), especializado em Comunicação e Semiótica pela PUC-PR e Cultura e Antropologia pela UFT. Produtor Cultural, atuou como professor universitário e tem publicações no Brasil e no exterior. Atua nas áreas de Web, Cinema, Rádio e Televisão.