Os crimes foram praticados contra duas crianças no município de Tabocão no ano de 2013.
Os crimes foram praticados contra duas crianças no município de Tabocão no ano de 2013.

No dia 7 de outubro, domingo, além da votação normal para a escolha de deputado estadual, deputado federal, dois senadores, governador e presidente da República, os eleitores de Fortaleza do Tabocão terão outro importante compromisso. Após aprovação do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins   (TRE-TO), durante o 1º turno do processo eleitoral, também será realizado um plebiscito para que a população decida sobre a mudança do nome do município, por meio de votação na urna eletrônica.

Após votar nos candidatos para as Eleições Gerais, o eleitor da cidade deverá aguardar para participar da escolha. As urnas serão configuradas com a referida pergunta: “Você é a favor da alteração no nome da cidade de Fortaleza do Tabocão para Tabocão”? O eleitor deverá marcar sim ou não e confirmar sua escolha.

Localizada a 164 km da capital do Estado, Palmas, a cidade compõe a 6ª zona eleitoral de Guaraí e está localizada às margens da BR 153. Todos os 2.720 eleitores aptos deverão comparecer às urnas para fazer a escolha, no horário normal de votação, das 8 às 17 horas.

O voto será obrigatório para os maiores de 18 anos e facultativo para os analfabetos, os maiores de 70 anos e maiores de 16 anos e menores de 18 anos.

O TRE-TO tem até o dia 12 de outubro para proclamar o resultado definitivo da consulta plebiscitária. Demais informações sobre o processo de escolha estão normatizadas por meio da Resolução nº 419, de 22 de junho de 2018.

O pedido de consulta popular foi realizado através de requerimento formulado pela Assembleia Legislativa e pelo Município de Fortaleza do Tabocão. O relator do processo no TRE-TO foi o juiz federal Adelmar Aires Pimenta da Silva, que deferiu a realização do plebiscito durante a sessão plenária realizada no dia 22 de maio deste ano.

Fonte: ASCOM TRE-TO