
A Polícia Federal cumpriu, nesta segunda-feira (6), um mandado de busca e apreensão em Palmas (TO) durante a Operação Guardião do Futuro VI, que investiga crimes de armazenamento e compartilhamento de conteúdo de abuso sexual infantojuvenil na internet.
De acordo com a corporação, a ordem judicial foi expedida pela Justiça Federal após o monitoramento de redes e ferramentas digitais indicar a presença de arquivos contendo fotos e vídeos de crianças em situação de abuso. Na ação, os agentes apreenderam diversos dispositivos de armazenamento de dados na residência do investigado.
O material recolhido será analisado pela perícia criminal de informática, que deverá identificar a extensão dos crimes, possíveis vítimas e outros envolvidos.
O suspeito poderá responder por posse e compartilhamento de imagens e vídeos com cenas de exploração sexual de menores, delitos previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), com penas que podem chegar a dez anos de prisão.
A Operação Guardião do Futuro VI reforça o compromisso da Polícia Federal com a proteção de crianças e adolescentes contra crimes de abuso e exploração sexual.