Balsa é destruída durante operação da PM no rio Manoel Alves em Almas — Foto: Ascom BPMA/Divulgação
Balsa é destruída durante operação da PM no rio Manoel Alves em Almas — Foto: Ascom BPMA/Divulgação

A Polícia Militar do Estado do Tocantins, por meio do Comando de Policiamento Especializado – CPE, deflagrou mais uma importante etapa da Operação Protetor dos Biomas, com o objetivo de combater práticas criminosas de garimpo ilegal em regiões de preservação ambiental no sudeste do Estado.

Durante a ação — resultado de um trabalho integrado de inteligência do GRAER, BPCHOQUE e 11º BPM, com execução do BPMA, BOPE e BPMRED — foram localizadas duas dragas de sucção de minério (ouro) nas margens do Rio Manoel Alves, na comunidade Quilombola Lajeado, município de Dianópolis. Os equipamentos estavam parcialmente desmontados, escondidos na mata e haviam sido recentemente abandonados.

Segundo relatos de testemunhas, os responsáveis pelas dragas deixaram o local ao tomarem conhecimento da presença de operações policiais na região. As equipes localizaram motores, roupas de mergulho, bateias e outros materiais utilizados na extração ilegal de ouro.

Com base no Decreto Federal nº 6.514/2008, Art. 112, e na Nota Técnica nº 001/2004 do MPTO, e diante da impossibilidade de remoção das estruturas metálicas, foi acionado o Esquadrão Antibombas do BOPE para realizar a implosão controlada das dragas, inutilizando totalmente os equipamentos.

Nos últimos cinco dias de atuação da Operação Protetor dos Biomas, já foram inutilizadas cinco dragas de garimpo ilegal, consolidando uma das ações mais expressivas da PMTO no combate a esse tipo de crime ambiental.