Nile William afirmou que não havia nenhum dirigente presente para prestar esclarecimentos.
Nile William afirmou que não havia nenhum dirigente presente para prestar esclarecimentos.

Em vídeo divulgado nesta segunda-feira, 7, o candidato à presidência estadual do Partido dos Trabalhadores (PT) no Tocantins, professor Nile William, criticou a condução do Processo de Eleições Diretas (PED) realizado no domingo, 6, e cobrou maior transparência da direção estadual da sigla na apuração dos votos.

Gravado em frente à sede do Diretório Estadual do PT, Nile afirmou que não havia nenhum dirigente presente para prestar esclarecimentos e que as atas de votação teriam sido encaminhadas exclusivamente por e-mail, dificultando o acompanhamento da totalização. “Nenhum dirigente partidário nível estadual [está aqui], as atas foram encaminhadas todas para o e-mail da estadual. Não teve transparência na disponibilização das totalizações”, declarou.

O candidato também mencionou incidentes em municípios como Tocantinópolis, além da ausência de votação em Bom Jesus do Tocantins. Segundo ele, a falta de urna neste último município teria motivação política. “Não houve votação em Bom Jesus, justamente pela possibilidade de não vencermos. […] Está uma situação de insegurança”, disse Nile.

Apesar de ter realizado uma apuração paralela com base em contatos feitos com diretórios municipais, ele reforçou a necessidade de um posicionamento oficial da direção estadual. “Espero da direção estadual mais compromisso e responsabilidade com a base do PT, com todos que participaram desse PED”, afirmou.

Resultado oficial ainda não foi divulgado

Até o momento da gravação, o resultado oficial do PED 2025 no Tocantins ainda não havia sido publicado. O Diretório Estadual do PT informou que os dados finais devem ser divulgados na noite desta segunda-feira. A votação envolveu filiados de todo o estado e escolheu, além da presidência estadual, chapas para os diretórios municipal e nacional.

Disputa em Palmas segue para segundo turno

Na capital, Palmas, o resultado parcial definiu um segundo turno entre os candidatos Tony Vinicius, que obteve 153 votos, e a professora Rosimar, com 135 votos. A candidata Naiara de Luta ficou em terceiro lugar, com 117 votos. A nova votação deve acontecer no dia 27 de julho.

Candidatos à presidência estadual

Disputam o comando do PT estadual os seguintes nomes: Nile William, Diego Montelo, Itamar Bandeira, Jozafa Ribeiro Maciel, Valdez de Sousa Lima Filho e Dr. Luís Antônio.

Conjuntura nacional

Em nível nacional, o PED também definiu os nomes que disputarão a presidência do partido. Entre os concorrentes estão Edinho Silva (nº 180), Romênio Pereira (nº 150), Rui Falcão (nº 130) e Valter Pomar (nº 120).

A Gazeta segue acompanhando os desdobramentos das eleições internas no Tocantins.

Brener Nunes

Repórter

Jornalista formado pela Universidade Federal do Tocantins

Jornalista formado pela Universidade Federal do Tocantins

Trocando em Miúdos

Coluna escrita por Maju Cotrim escritora e consultora de comunicação. CEO Editora-Chefe da Gazeta do Cerrado. Jornalismo de causa, social, político e anti-fake!

Coluna escrita por Maju Cotrim escritora e consultora de comunicação. CEO Editora-Chefe da Gazeta do Cerrado. Jornalismo de causa, social, político e anti-fake!