
Em vídeo divulgado nesta segunda-feira, 7, o candidato à presidência estadual do Partido dos Trabalhadores (PT) no Tocantins, professor Nile William, criticou a condução do Processo de Eleições Diretas (PED) realizado no domingo, 6, e cobrou maior transparência da direção estadual da sigla na apuração dos votos.
Gravado em frente à sede do Diretório Estadual do PT, Nile afirmou que não havia nenhum dirigente presente para prestar esclarecimentos e que as atas de votação teriam sido encaminhadas exclusivamente por e-mail, dificultando o acompanhamento da totalização. “Nenhum dirigente partidário nível estadual [está aqui], as atas foram encaminhadas todas para o e-mail da estadual. Não teve transparência na disponibilização das totalizações”, declarou.
O candidato também mencionou incidentes em municípios como Tocantinópolis, além da ausência de votação em Bom Jesus do Tocantins. Segundo ele, a falta de urna neste último município teria motivação política. “Não houve votação em Bom Jesus, justamente pela possibilidade de não vencermos. […] Está uma situação de insegurança”, disse Nile.
Apesar de ter realizado uma apuração paralela com base em contatos feitos com diretórios municipais, ele reforçou a necessidade de um posicionamento oficial da direção estadual. “Espero da direção estadual mais compromisso e responsabilidade com a base do PT, com todos que participaram desse PED”, afirmou.
Resultado oficial ainda não foi divulgado
Até o momento da gravação, o resultado oficial do PED 2025 no Tocantins ainda não havia sido publicado. O Diretório Estadual do PT informou que os dados finais devem ser divulgados na noite desta segunda-feira. A votação envolveu filiados de todo o estado e escolheu, além da presidência estadual, chapas para os diretórios municipal e nacional.
Disputa em Palmas segue para segundo turno
Na capital, Palmas, o resultado parcial definiu um segundo turno entre os candidatos Tony Vinicius, que obteve 153 votos, e a professora Rosimar, com 135 votos. A candidata Naiara de Luta ficou em terceiro lugar, com 117 votos. A nova votação deve acontecer no dia 27 de julho.
Candidatos à presidência estadual
Disputam o comando do PT estadual os seguintes nomes: Nile William, Diego Montelo, Itamar Bandeira, Jozafa Ribeiro Maciel, Valdez de Sousa Lima Filho e Dr. Luís Antônio.
Conjuntura nacional
Em nível nacional, o PED também definiu os nomes que disputarão a presidência do partido. Entre os concorrentes estão Edinho Silva (nº 180), Romênio Pereira (nº 150), Rui Falcão (nº 130) e Valter Pomar (nº 120).
A Gazeta segue acompanhando os desdobramentos das eleições internas no Tocantins.
Coluna escrita por Maju Cotrim escritora e consultora de comunicação. CEO Editora-Chefe da Gazeta do Cerrado. Jornalismo de causa, social, político e anti-fake!
Coluna escrita por Maju Cotrim escritora e consultora de comunicação. CEO Editora-Chefe da Gazeta do Cerrado. Jornalismo de causa, social, político e anti-fake!