
O volume de água liberado no rio Ribeirão Bonito após o rompimento de uma barragem em Ponte Alta do Bom Jesus, no sudeste do estado, atingiu um ponto turístico da cidade. As águas cristalinas do balneário que leva o mesmo nome do rio, ganharam um tom marrom e invadiram pequenos comércios próximos.
A represa ficou praticamente vazia após o vertedouro de uma Central Geradora Hidrelétrica (CGH) particular da região se romper nesta sexta-feira (19). Autoridades municipais e estaduais foram informadas da situação no início da manhã e as primeiras medidas foram retirar a população ribeirinha e os animais das margens. Não há feridos.
O secretário municipal de Meio Ambiente, Turismo e Cultura, Natalício Torres da Silva, comentou a situação do atrativo turístico da cidade, afirmando que os comércios da região foram afetados pela água.
“A água invadiu, retiramos todo o pessoal de lá, vieram todos para cima dos morros, para longe mesmo”, explicou.
A empresa ZX Energia, responsável pela represa, informou que tem equipes atuando no local para avaliação da área afetada e o registro das necessidades da população. “Como medida preventiva, a empresa contratou um caminhão-pipa para reforço no abastecimento, além de distribuir água mineral aos moradores da região.“
Imagens cedidas pela prefeitura mostram como era o balneário antes de ser afetado pelo rompimento da represa, e depois, com as consequências do aumento do nível das águas.
Natalício também explicou que outro balneário, que passou a ser utilizado como ponto turístico recentemente e que fica a poucos quilômetros do primeiro atrativo, também corre o risco de ter o nível da água elevado. Mas ainda não se sabe qual será o impacto.
“A avalanche de água eu creio que ainda não chegou nele. A gente está monitorando, a água está se espalhando, então não sabemos desse outro, qual dano foi causado”, disse.
Entenda
O prefeito José Luciano Azevedo (Republicanos), de Ponte Alta do Bom Jesus, explicou que o rio passa por uma grande parte do município, que está localizado na região das Serras Gerais e que passa pela zona rural, não margeando a zona urbana ou povoados. Também está próximo da TO-110, o que causou alerta para um possível impacto no tráfego.
“Mas nós temos populações ribeirinhas, temos pequenos produtores rurais, temos balneário de atração turística, que fica à margem desse rio. Então a primeira preocupação foi desocupar todos esses locais. No Balneário Ribeirão Bonito, a preocupação foi com turistas, visitantes, com os proprietários que residem lá”, destacou o gestor, ressaltando que além das pessoas, a preocupação também foi retirar os animais.
As pessoas que residem à margem do ribeirão foram levadas para partes mais altas da região, afastadas do leito do rio. Comércios que ficam à margens do Balneário Ribeirão Bonito foram afetados, mas o estrago só poderá ser avaliado após o nível da água baixar.
Com o risco de a afetar uma ponte da região que passa pela TO-110, o prefeito orientou aos motoristas que precisem passar pela região para que façam desvios.
“Quem vai se deslocar de Taguatinga, de Ponte Alta, aqui da região Sudeste em direção à Dianópolis ou a Palmas, neste momento, a gente pede que faça o desvio ou pela BR-242, Taguatinga e Conceição do Tocantins, ou pela BR-242 fazendo o desvio por Luís Eduardo Magalhães, na Bahia, até a gente terminar de fazer esse trabalho e as avarias”, disse.
Íntegra de nota do Governo com atualização sobre o caso
Ao longo da tarde, a equipe do Corpo de Bombeiros realizou o monitoramento da área afetada pelo rompimento da barragem, constatando que o Balneário Ribeirão Bonito foi atingido pelas águas do incidente, ocasionando prejuízos materiais, ainda não mensurados pelo proprietário.
Por volta das 17h25min, a guarnição retornou à 6ª Companhia de Bombeiros Militar (CIBM), após confirmar que o nível das águas apresentava redução gradativa, com retorno aos padrões normais do fluxo do rio. Na ocasião, foi constatado que as águas provenientes do rompimento já não ofereciam risco à integridade de pessoas e animais, nem a bens materiais.
No entanto, o Corpo de Bombeiros informa que ainda há preocupação quanto ao possível desabastecimento de água potável para consumo humano e animal, devido à contaminação das águas provocada pelo rompimento da barragem.
O Corpo de Bombeiros de Dianópolis permanecerá em estado de prontidão para, se necessário, deslocar-se novamente ao local do incidente, com a finalidade de realizar novo mapeamento dos ribeirinhos ao longo da área atingida, a fim de identificar eventuais demandas por suporte da Defesa Civil do Estado do Tocantins.
Íntegra da nota da empresa responsável
O Grupo ZX Energia informa que, por volta das 8h desta sexta-feira, 19 de dezembro, foi registrado um acidente sem vítimas durante a fase de obra civil da Central Geradora Hidrelétrica (CGH), localizada no município de Ponte Alta do Bom Jesus (TO).
O acidente envolveu o rompimento parcial de estrutura do vertedouro em implantação. A área encontra-se sob monitoramento técnico contínuo. Desde o primeiro momento, equipes técnicas da ZX Energia atuam no local para avaliação da área afetada e registro das necessidades da população. Como medida preventiva, a empresa contratou um caminhão-pipa para reforço no abastecimento, além de distribuir água mineral aos moradores da região.
A ZX Energia está colaborando integralmente com as autoridades competentes para o acompanhamento do caso e a apuração técnica das causas do acidente. Novas informações serão divulgadas oportunamente, com total transparência e responsabilidade.