O Poder Judiciário do Tocantins deu mais um passo em busca do aprimoramento da prestação jurisdicional. Em continuidade às ações voltadas para aperfeiçoar as práticas de usabilidade do Sistema de Processo Judicial Eletrônico (e-Proc/TJTO), foi desenvolvido um dispositivo no módulo do Plenário Virtual em que o advogado pode, no momento em que o processo encontra-se pautado para julgamento, solicitar a sustentação oral.

TJTO6904

De acordo com o diretor de Tecnologia da Informação, Marco Aurélio Giralde, esta funcionalidade era uma demanda dos servidores das câmaras e vai proporcionar mais agilidade na organização da lista de processos pautados com sustentação oral. “Até agora, o advogado chegava na hora da sessão e solicitava a sustentação oral; com a nova ferramenta, ele já vai vincular o pedido ao processo e o secretário saberá, com antecedência, em quais casos o advogado fará defesa”, explicou.

 

Para a secretária da 2ª Câmara Criminal, Maria Sueli Cury, a nova funcionalidade facilitará o trabalho de separação dos processos com sustentação oral, o que atualmente é feito manualmente. “Ao clicar e já ver o nome do advogado que fará a defesa vai ajudar a organizar melhor o trabalho, já que será possível colocarmos na pauta com antecedência, de maneira sistemática”, afirmou.

 

O advogado Fábio Correia também ficou satisfeito com o avanço no sistema. Segundo ele, a nova ferramenta agilizará o processo e reduzirá o tempo de espera nas sessões, já que quando há sustentação oral os processos acabam tendo prioridade na ordem de precedência.