O Instagram anunciou na quinta-feira (19) um novo recurso chamado “modo silencioso”, que visa ajudar os usuários a se concentrar e estabelecer limites com amigos e seguidores.
Quando a opção estiver habilitada, todas as notificações serão pausadas e o status da atividade do perfil mudará.
Se alguém enviar uma mensagem direta durante esse período, o Instagram enviará automaticamente uma resposta automática notificando o remetente de que o “modo silencioso” está ativado.
Embora o recurso se aplique a todos os usuários, o Instagram parece estar focado nos adolescentes.
O Instagram está lançando-o como uma ferramenta para ajudar nos estudos e levar os adolescentes a ativar o recurso “quando passam um tempo específico no Instagram tarde da noite”.
A ferramenta será lançada para usuários nos Estados Unidos, Reino Unido, Irlanda, Canadá, Austrália e Nova Zelândia, e planeja adicioná-la a mais países no futuro.
A novidade é o exemplo mais recente do instagram oferecendo aos usuários mais maneiras de gerenciar seu uso, após anos de escrutínio sobre quanto tempo as pessoas – e especialmente os adolescentes – gastam em vários aplicativos de mídia social e os danos que isso pode representar para sua saúde mental.
“Essas atualizações fazem parte de nosso trabalho contínuo para garantir que as pessoas tenham experiências que funcionem para elas e que tenham mais controle sobre o tempo que passam online e os tipos de conteúdo que veem”, disse a empresa em um post no blog.
Como parte desse esforço, a plataforma também está apresentando recursos para dar aos usuários mais controle sobre o que aparece em seu feed Explorar.
Por exemplo, agora é possível marcar o conteúdo com um rótulo “Não tenho interesse” para evitar que algo semelhante apareça no futuro.
O Instagram está introduzindo uma opção para bloquear palavras ou listas de palavras, emojis ou hashtags, como #fitness ou #receitas, de serem recomendados no feed Explorar.
A plataforma também está atualizando suas ferramentas de supervisão parental.
Quando um adolescente atualiza uma configuração, os pais podem receber uma notificação para que possam conversar com o adolescente sobre a alteração.
Os pais também poderão ver as contas que seus filhos bloquearam.
Em uma série de audiências no Congresso em 2021, executivos do Instagram, Facebook, TikTok e Snapchat enfrentaram perguntas difíceis dos legisladores sobre como suas plataformas podem levar usuários mais jovens a conteúdo prejudicial, prejudicar a saúde mental e a imagem corporal (especialmente entre adolescentes) e careciam de controles parentais e salvaguardas suficientes para proteger os adolescentes.
As empresas de mídia social prometeram fazer mudanças, e o Instagram em particular fez muitas.
Desde então, introduziu um hub educacional, dicas e artigos de especialistas em segurança do usuário e lançou uma ferramenta que permite aos responsáveis ver quanto tempo seus filhos passam no Instagram e definir limites de tempo.
Outro recurso do Instagram incentivou os usuários a fazer uma pausa no aplicativo, como sugerir que respirassem fundo, escrevessem algo, verificassem uma lista de tarefas ou ouvissem uma música, após um período de tempo predeterminado.
A empresa também disse que está adotando uma “abordagem mais rígida” para o conteúdo que recomenda aos adolescentes e os incentiva ativamente em relação a diferentes tópicos, como arquitetura e destinos de viagem, se eles estiverem pensando em qualquer tipo de conteúdo por muito tempo.