Os governadores do Pará e do Tocantins foram os mais bem avaliados em uma pesquisa encomendada pelo Palácio do Planalto e realizada em janeiro.
O levantamento foi promovido pelo Instituto de Pesquisas em Reputação e Imagem, com a empresa FSB.
Os dados mostram que o governador Helder Barbalho, do MDB, teve um índice de ótimo e bom de 67%.
O governador Wanderlei Barbosa, do Republicanos, aparece em seguida, pontuando um índice de ótimo e bom de 62%. É a terceira vez que ele aparece dentre os mais bem avaliados do país.
Com seu jeito simples de fazer política nas bases e com a maior convergência política da história do Tocantins, Wanderlei consegue um feito histórico. Ele inspira vários prefeitos com seu estilo político e consegue avanços em várias áreas da gestão.
Na sequência, aparecem os governadores Renato Casagrande (Espírito Santo), Antonio Denarium (Roraima) e João Azevedo (Paraíba), com 55%.
Os gestores estaduais com menores índices de ótimo e bom foram Fátima Bezerra (Rio Grande do Norte), com 14%, Cláudio Castro (Rio de Janeiro), com 21%, e Raquel Lyra (Pernambuco), com 28%.
O levantamento foi feito com 21.515 entrevistas domiciliares e tem uma margem de erro de 1,3 ponto percentual. A pesquisa aconteceu entre os dias 06 e 30 de janeiro.