O portal Gazeta do Cerrado entrou em contato com a Secretária de Infraestrutura, Habitação e Serviços Públicos (Seinf) para averiguar a situação para os encaminhamentos visando a construção da nova ponte de Porto Nacional sobre o Rio Tocantins, a 66 km de Palmas.

Em nota, o Governo do Estado, por meio da Agência Tocantinense de Transportes e Obras (AGETO), informou que o processo de licitação da obra da ponte foi concluído em 2015.

Segundo a nota, já foi solicitada a autorização ao Governo Federal para realização de operação de crédito externo para financiar a construção da ponte, e está na Secretaria de Assuntos Internacionais do Ministério do Planejamento e Gestão aguardando a deliberação da Comissão de Financiamentos Externos – Cofiex. No entanto não há previsão para início da construção de uma nova ponte.

Os deputados estaduais aprovaram em abril um empréstimo no valor de 36 milhões de euros (aproximadamente R$ 142 milhões, no câmbio atual) para a construção de uma nova ponte sobre o Rio Tocantins, em Porto Nacional, a 66 km de Palmas. A estrutura antiga está condenada. Ela foi construída em 1970 e está parcialmente interditada desde setembro de 2011 por causa de problemas estruturais.

A instituição escolhida pelo Estado para o empréstimo é a UniCredit, que é um banco italiano.

A ponte liga o tráfego da TO-050, pelo trevo da TO-255 com a TO-070, até a BR-153. Na licitação aberta, em 2014, para contratar a empresa consta que a vencedora ficará responsável pelos serviços de terraplanagem e pavimentação de 1.488 metros de extensão.

 

A ponte sobre o rio Tocantins está parcialmente interditada desde setembro de 2011, de acordo com o decreto do governo do estado. Desde essa época, somente veículos com até 30 toneladas de peso podem passar pelo local. A ponte antiga é de 1970, foi condenada e parcialmente interditada.