A nova ponte de Porto tem um novo prazo de construção. O Governo do Tocantins prorrogou por mais dois anos e dois meses (810 dias). A obra foi contratada em 2015 e teve início apenas em setembro de 2019, e teve outras previsões de entrega. A última foi em 2022.

Segundo Agência Tocantinense de Obras (Ageto), a culpa é de questões judiciais de gestões anteriores. A pasta não informou uma nova data de inauguração, mas pelos novos prazos determinados no contrato, a entrega da obra deve acontecer durante o primeiro semestre de 2023. Isso porque a prorrogação tem data retroativa ao último dia 23 de fevereiro.

O valor da obra também aumentou. O contrato original previa um custo de R$ 101,3 milhões. Depois o valor aumentou para R$ 130 milhões e por fim o governo fez um empréstimo de quase R$ 150 milhões para financiar a obra.

O valor total da obra já subiu novamente aproximadamente R$ 2,4 milhões. O governo diz que são reajustes nos valores que estavam previstos e que isso acontece por causa do longo tempo de execução deste tipo de obra. Disse ainda que a legislação federal prevê estas situações.

A decisão de construir uma nova ponte foi tomada porque a estrutura antiga está condenada. Atualmente apenas veículos leves podem passar pela ponte, os caminhões e outros veículos pesados utilizam uma balsa que fica próxima da estrutura para fazer a travessia.

Os problemas judiciais citados pelo governo ocorreram após a decisão de contratar a Rivoli do Brasil SPA. A empresa chegou a ser investigada pela Polícia Federal por supostas fraudes em outras obras no estado e por isso o contrato foi questionado judicialmente. De acordo com o governo, a Rivoli cumpriu todas as exigências da nova licitação e por isso foi autorizada a assumir as obras em Porto Nacional.

Ponte de Porto Nacional – Foto – Divulgação