Brener Nunes – Gazeta do Cerrado
Na terça-feira, 26, o Partido da República (PR) protocolou uma notícia crime junto ao Ministério Público Federal (MPF), contra o governador Mauro Carlesse, pedindo que a Procuradoria Pública Federal o denuncie por falsidade ideológica para fins eleitorais, crime contra ordem financeira e lavagem de dinheiro. A Gazeta entrou em contato na tarde desta quinta-feira, 29, com o advogado do governador, Juvenal Klayber, que afirmou não saber de nada ainda. “Estou sabendo agora por você! Não tenho conhecimento, nem sei do que se trata, mas estou tranquilo”, disse.
Caso o MPE faça denúncia e ela seja e considera procedente, Carlesse pode ser cassado e condenado criminalmente, disse a assessoria do PR.
Quem deve analisar o pedido de investigação e posterior denúncia contra Carlesse do PR é o procurador da República Álvaro Manzano. Em parecer em uma (Ação de investigação Judicial Eleitoral) também movida pelo PR contra Carlesse, Manzano opinou pelo afastamento do governador interino, que é acusado de desobedecer decisões judiciais e usar a máquina pública para se eleger.
Nas redes sociais e nas rodas políticas, as novas denúncias foram vistas como um certo inconformismo de Vicentinho após a derrota nas urnas.
Já é terceira vez que Vicentinho denuncia Carlesse. A primeira foi sobre emendas, onde a Polícia Federal investigou a Secretaria da Fazenda. A segunda, foi denuncia de compra de votos, onde houveram diligências em outras secretarias e até no Palácio Araguaia.