Foto – Divulgação
Maju Cotrim, Gazeta do Cerrado
O governador Wanderlei Barbosa deu mais um passo na sua reforma administrativa. Entraram na gestão peças novas mostrando o compromisso do gestor com seus aliados de primeira hora. Parlamentares bem votados mas que não conseguiram mandatos entram na gestão assim como outros nomes.
A ex-deputada estadual Valderez Castelo Branco assume a Secretaria Extraordinária de Participações Sociais e Políticas de Governo aumentando o número de mulheres no 1º escalão e levando também sua experiência de gestora da segunda maior cidade do Tocantins e na área social.
Na Secretaria dos Esportes e Juventude, o novo titular é o ex-deputado estadual Elenil da Penha, um dos parlamentares mais qualitativos que a Assembleia já teve e com ampla ligação com a área do esporte onde ele desenvolve projetos sociais para jovens. Seu entrosamento e experiência com a área são reais.
O ex-deputado estadual Marcelo Lelis, presidente do PV no Tocantins, assumiu a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos. Amadurecido e com bagagem técnica também para implementar políticas na área, Lelis tem uma oportunidade de ajudar o Estado a avançar nesta temática que tem sido uma das principais inclusive nacionalmente.
A gestão estadual tem elementos fortes para conseguir avançar em áreas importantes para o Estado. Somando ainda a criação das pastas da Mulher e Povos Originários e Tradicionais o Estado tem muito chão pela frente em questões estratégicas para quem vive lá na ponta.
Em meio a tantas canetadas é hora de ações concretas práticas institucionais. O cenário é favorável para avanços.