O governador Marcelo Miranda assinará, nesta quarta-feira, 19, às 9 horas, na Aldeia Salto, Ordem de Serviço para execução de um pacote de obras na área indígena Xerente, localizada no município de Tocantínia. Na região, serão realizadas obras em 109,94 km de estradas vicinais, por meio do Projeto de Desenvolvimento Regional Integrado e Sustentável (PDRIS).
Foto 1 Estudantes Indígenas Xerente em início de ano letivo 2017 Marcio Vieira (422)
O projeto desenvolvido pelo Governo do Tocantins e financiado com recursos do Banco Mundial em área indígena é uma experiência pioneira no Brasil. Com investimento de R$ 1.960.702,22, serão executadas 20 obras hidráulicas, sendo sete pontes e 13 bueiros.
Beneficiados
As obras, que serão executadas em dois trechos, irão beneficiar as aldeias Cabeceira da Água Fria, Brejo Comprido, Baixa Funda, Rio Preto, Cabeceira Verde, Recanto da Água Fria, Bela Vista, Porteira e Mata de Coco. O objetivo é melhorar a acessibilidade da população rural para as oportunidades de emprego, serviços, recursos e mercado em seus municípios.
O trabalho está sendo desenvolvido em pontos críticos das estradas, por meio da construção de estruturas hidráulicas de concreto, como pontes de até 30 metros, bueiros e galerias.