Horas após anunciar medidas de contenção de gastos na reforma administrativa, o Governo do Tocantins fez mudanças no primeiro escalão e nomeou novos secretários de estado. A Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços será comandada por Ridoval Darci Chiareloto. Já o ex-deputado federal César Hallum vai assumir a Secretaria da Agricultura.

A pasta da Infraestrutura e Cidades, que estava sob o comando de Claudinei Aparecido Quaresemin passa a ser chefiada por Renato de Assunção.

Quaresemin vai assumir uma nova pasta, a Secretaria Extraordinária de Parcerias Público-Privadas.

Juliana Passarin, que comandava a Secretaria-Geral de Governo, será secretária executiva da Governadoria. Ainda não foi nomeado um substituto para ela.

Todas estas nomeações valem a partir de 1º de fevereiro.

Reforma administrativa

O Governo do Tocantins informou nesta sexta-feira, 1º, que está suspendendo por 30 meses a concessão de progressões e reajustes nas gratificações de servidores públicos. A medida, de acordo com o Palácio Araguaia, é necessária para evitar que seja decretado estado de calamidade financeira. As evoluções e progressões que já estavam previstas para o período legal não serão afetadas.

Além da medida, o governo disse ainda que estuda implementar programas de demissão voluntária e aposentadoria incentivada. Também está sendo debatido um ajuste nos percentuais de contribuição do Igeprev.

A ação anunciada é parte da reforma administrativa, que começou no ano passado e contempla também a extinção de contratos temporários, a volta da jornada de 8h para os servidores e o recolhimento de veículos oficiais.

O governo disse também que vai intensificar a fiscalização tributária para combater a sonegação de impostos e tentar aumentar a arrecadação.

*Com informações do G1