Equipe Gazeta do Cerrado

Em solicitação feita pela Gazeta do Cerrado, a Polícia Militar informou que conforme previsto na legislação vigente, a idade máxima para participar do novo concurso da PM é de 30 anos. O anúncio foi feito pelo comandante-geral da PM do Tocantins, Jaizon Veras Barbosa nessa quinta-feira, 24, durante Sessão Solene na Assembleia Legislativa em homenagem aos Policiais Militares e Civis.

O comandante-geral destacou em sua fala que foi autorizado pelo governador Mauro Carlesse a fazer o anúncio. “Serão mil vagas para o cargo de soldado”, disse.

Segundo a PM, a comissão do concurso está realizando todos os trâmites para contratação da empresa que organizará o certame, o que não há um prazo definido.

Conforme a corporação, a expectativa é que todo processo seja executado com a maior celeridade possível para o lançamento do edital.

E ainda destaca que, quanto ao uso dos valores de inscrição do concurso anterior não é possível devido ser processos seletivos diferentes.

A Polícia Militar, juntamente com a Procuradoria Geral do Estado (PGE), tem tomado todas as providências para a devolução dos valores das inscrições do concurso anterior anulado por irregularidades encontradas no certame, informou a PM.

Cancelamento do concurso anterior

A Polícia Militar do Tocantins informou em abril deste ano que decidiu rescindir o contrato com a AOCP, empresa responsável pela aplicação das provas do concurso para oficiais e soldados do ano passado. Com a medida, as avaliações aplicadas em março de 2018 ficaram anuladas.

Mais de 70 mil candidatos fizeram a avaliação escrita. Segundo a PM, a AOCP desrespeitou cláusulas do contrato que diziam respeito a segurança de envelopes e a quebra do sigilo das provas.

As provas do concurso foram aplicadas no dia 11 de março de 2018. Foram oferecidas 1 mil vagas para soldado e mais 40 para oficial da PM. Ao todo, mais de 70 mil pessoas fizeram as provas em 17 cidades.

O concurso também é composto por avaliação de capacidade física, avaliação psicológica, médica e odontológica e investigação social. A previsão inicial era que o resultado final de todas as etapas do concurso fosse divulgado em agosto deste ano.