O ministro da Casa Civil da Presidência da República, Rui Costa, lança nesta segunda-feira (6), o Novo PAC em Palmas (TO). O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Filho; o das Comunicações, Juscelino Filho; e o do Esporte, André Fufuca, participaram também do ato.

O governador Wanderlei Barbosa, a senadora Professora Dorinha e vários deputados estaduais e federais acompanham.

“O Presidente está focado em melhorar a vida das pessoas”, disse o ministro Rui no Tocantins. “PAC foi construído num diálogo intenso com todos os governadores”, disse.

“Não queremos cemitério de obras paralisadas e portanto reabilitamos várias delas”, disse.

Ele disse que quando assumiu recebeu 180 mil unidades habitacionais paralisadas e que muitas já foram retomadas.

“Tivemos vazio de investimentos nos últimos quatro anos”, chegou a dizer.

Obras

Entre as principais obras para o estado, estão a conclusão da ponte sobre o Rio Araguaia – Xambioá, a pavimentação da BR-010 (Paranã – Divisa Goiás), a pavimentação da BR-235 (Guaraí – Pedro Afonso – Trecho Pedro Afonso – Divisa MA/TO), o novo Hospital da Mulher e Maternidade em Araguatins, a infovia estadual e internet para 1.435 escolas, 1,3 mil ligações do Luz para Todos e 3.649 moradias do Minha Casa, Minha Vida.

Com o Novo PAC, a infraestrutura de transportes do Tocantins será incrementada com 12 projetos: seis obras públicas, três investimentos privados e três estudos para concessões de ativos do setor à iniciativa privada. Estão entre elas, a construção da BR-242/TO, o projeto para a construção da BR-010/TO (entroncamento TO-020 até a divisa como Maranhão), investimentos das concessões existentes nas BR-153 e BR-080, além de investimentos para a malha ferroviária e dos estudos e projetos para construção do novo aeroporto do Jalapão.

Com R$ 49 milhões para o programa Luz para Todos, 1.291 famílias serão beneficiadas até 2026, em 43 municípios, e a ampliação do sistema de abastecimento de água será concluída em Araguaína, Colinas do Tocantins, Porto Nacional e São Miguel do Tocantins, além da instalação de sistemas simplificados de abastecimento em 13 aldeias.

Nas áreas da educação e da saúde, as melhorias totalizam 149 obras: 55 creches e pré-escolas, 59 escolas, 25 quadras, 5 ampliações e a retomada de 5 obras de Unidade Básica de Saúde em 5 municípios.

Além das obras já previstas e retomadas, o Governo Federal vai enviar recursos para os municípios que inscreverem projetos de obras pelo Novo PAC Seleções, processo aberto até o próximo dia 10 de novembro para receber as propostas. Os recursos podem chegar para a construção de novas escolas, creches, unidades de saúde, policlínicas, maternidades, espaços comunitários, praças CEU, obras de drenagem e de urbanização, entre outras.