O governador em exercício do Tocantins, Wanderlei Barbosa (Sem partido), criou duas novas secretarias na noite desta sexta-feira (4). A Secretaria de Esporte e Juventude foi criada após as duas áreas serem desmembradas da Secretaria de Educação. Já a Secretaria de Cultura e Turismo é resultado da mudança de status da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc).
Por enquanto, a Secretaria de Cultura e Turismo fica sob o comando de Hercy Ayres Rodrigues Filho, que já era presidente da Adetuc. Ainda não foi escolhido um titular para a pasta de Esporte e Juventude.
Outra mudança publicada no Diário Oficial é a nomeação de Deusiano Pereira de Amorim para comandar a Secretaria de Cidadania e Justiça, que administra os sistemas prisional e socioeducativo. Amorim é delegado de carreira da Polícia Civil e chegou a ser Secretário de Segurança Pública durante quatro meses em 2018, quando Mauro Carlesse assumiu o governo.
A pasta estava com comando interino desde que Heber Fidelis foi exonerado do cargo, durante a semana. As razões para a troca não foram divulgadas pelo Palácio Araguaia.