A solenidade de posse dos novos procuradores do Estado, aprovados no último concurso da Instituição, realizado em 2018 e 2019 e homologado em maio deste ano, pelo governador Mauro Carlesse, ocorreu na manhã desta sexta-feira, 6, durante a sessão extraordinária do Conselho de Procuradores da Procuradoria-Geral do Estado (PGE).
Com o auditório lotado de procuradores, servidores e de autoridades, dentre as quais o governador Mauro Carlesse, o secretário-chefe da Casa Civil, Rolf Vidal; o deputado federal Carlos Gaguim e as deputadas estaduais Valderez Castelo Branco, Luana Ribeiro e Vanda Monteiro, os procuradores assinaram o termo de posse, prometendo trabalhar na defesa intransigente do Estado.
Na ocasião, o governador Mauro Carlesse anunciou a cessão de um terreno para a construção da nova sede da Procuradoria-Geral do Estado e parabenizou os novos procuradores, declarando que eles vêm “somar ao trabalho que já é desenvolvido com elevada competência pela Procuradoria. E que, a partir deste momento, passam a ocupar umas das mais importantes cadeiras do Estado”.
Das 20 vagas para provimento imediato, garantidas no edital do certame, 10 já foram preenchidas. Ainda no mês de outubro, quatro procuradores foram empossados, e nesta sexta-feira, mais seis aprovados tomaram posse e, a partir desta data, Vitor Barbosa de Oliveira, Rafael Freitas Costa, João Vitor Fogolin, Raul Mattei, Tiago Cremasco Valim e José Humberto Pereira Muniz Filho passam a compor os quadros da PGE.
Ao falar em nome dos demais colegas, o procurador José Humberto Pereira Muniz Filho lembrou que este momento é um sonho que se realiza em suas vidas. “E mais do que o ato de posse, recebemos a outorga de procurações à defesa do Estado, rebento da Federação, que apesar da pouca idade é terno, reformista, pujante e inspirador”, declarou.
O procurador-geral do Estado e presidente do Conselho de Procuradores, Nivair Vieira Borges, em seu discurso, exigiu responsabilidade e humildade. Ele pediu aos procuradores que tratem a todos que procurarem esta casa, Procuradoria-Geral do Estado, com atenção, carinho e respeito.
Nivair lembrou que a PGE é uma instituição séria e respeitada, que começou junto com o Estado. E destacou que os procuradores pioneiros protagonizaram um trabalho que até hoje “nos respalda como excelentes profissionais, aliada à atuação brilhante dos procuradores do segundo concurso”, afirmou.
Nivair finalizou sua fala dizendo: “Garantam aos futuros procuradores, dos próximos concursos, um trabalho de qualidade, embasado na legalidade é claro, mas acima de tudo, com a certeza de que foi feito da melhor forma que podia ser”, ressaltou.
Fotos: Frederick Borges/Governo do Tocantins