O Android 11 está em fase de testes para desenvolvedores, mas continua recebendo novos recursos antes do seu lançamento oficial. A adição mais recente foi um novo conjunto de aplicações (API, na sigla em inglês) que vai permitir aos aplicativos acessarem duas ou mais câmeras no dispositivo ao mesmo tempo, incluindo as frontal e traseira.
Esse recurso não é uma novidade no Android e já existe desde a versão 9.0 do sistema, que permitia acessar duas ou mais câmeras simultaneamente. No entanto, como observa o site Android Police, a implementação não era tão fácil quanto poderia ser, já que havia limitações nos fluxos, provavelmente decorrentes da época, impedindo de combinar as câmeras traseiras com as frontais, por exemplo.
Com a nova API do Android 11, os desenvolvedores poderão verificar facilmente quais combinações de câmeras estão disponíveis em determinado dispositivo e se elas podem ou não funcionar ao mesmo tempo. Isso pode abrir um leque de possibilidades para as múltiplas câmeras dos celulares Android, que ao longo dos anos têm recebido diferentes lentes e tecnologias.
Já vimos isso em algum lugar
Se você acompanha com regularidade o mundo da tecnologia, certamente deve ter escutado sobre um recurso semelhante do aplicativo FiLMiC Pro — que foi bastante detalhado durante o lançamento do iPhone 11. Na ocasião, foi mostrado um vídeo promocional utilizando todos os sensores do celular ao mesmo tempo em uma única filmagem, organizando-os em pequenos quadrados na tela.
Texto original publicado em CanalTech