Dois sistemas de produção de verduras hidropônicas, Nutrient Film Technique (NFT) e floating, estão sendo expostos pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (Seder), na 19ª edição da Agrotins, para informar e atrair os produtores rurais sobre a necessidade de investir na agricultura sustentável, com práticas de baixo impacto ambiental, manejo da vegetação nativa, respeito ao uso da água, sem a utilização de agrotóxicos e mais baratos que a agricultura tradicional.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Rural, Roberto Sahium, o processo Nutrient Film Technique (NFT) elimina os antigos métodos de telha, plástico, brita e tubos de PVC, substituindo por um refil de polipropileno totalmente atóxico, que não contamina as plantas e dá maior sustentação aos vegetais.

Já a hidroponia do tipo Floating, explica Sahium, também é conhecida como Deep Film Technique (DFT) e Piscina, e que esse sistema leva tal nome porque não existem canais de cultivo, e sim uma mesa de cultivo onde permanece uma lâmina de solução nutritiva.

Sahium destaca que aliado ao fator de controle ambiental e agricultura sustentável, o crescimento do consumo tem incentivado o investimento nesses dois sistemas de produção. “Várias pesquisas apontam que o consumidor tem optado por adquirir alimentos mais saudáveis, nutritivos, funcionais e de baixa caloria e que o varejo teve crescimento de 2,2% em volume de 3,7% em valor”, disse o secretário.

O diretor de Assistência Técnica, Bonfim Reis, disse que atualmente existem 20 produtores rurais cadastrados no Município que utilizam a hidroponia tradicional, mas que muitos produtores têm visitado a Agrotins para conhecer, investir e migrar para as novas tecnologias sustentáveis.

Com produção hidropônica há um ano e meio em Palmas, o produtor rural Caio Cesar Franceschi declarou que trouxe para a agricultura da Capital a inovação tecnológica Nutrient Film Technique (NFT), com formato MGS, que é uma bancada móvel e pretende evoluir, nos próximos três meses, para sistema Deep Floating também é conhecida como Deep Film Technique (DFT). “Essas novas tecnologias de sistema hidropônicas é incomparavelmente menor que a agricultura de solo”, disse, lembrando que em breve acontecerá o primeiro workshop de hidroponias curso para os produtores interessados na técnica.

fonte: Secom palmas

Acompanhe as redes da Gazeta do Cerrado24 horas por dia:
Twitter - Gazeta do CerradoTwitter: (@Gazetadocerrado): https://twitter.com/Gazetadocerrado?s=09
YouTube - Gazeta do CerradoYouTube vídeo reportagens e transmissões 🔴 AO VIVO🔴: https://www.youtube.com/c/GazetadoCerrado-TVG
Aproveite e siga agora mesmo cada uma de nossas redes, pois cada uma delas possui características próprias e são complementares. Estamos sempre a disposição.
Para denúncias ou coberturas: (63) 983-631-319
Anunciar na Gazeta ou em suas redes sociais (63) 981-159-796